Conquistou a América no Grêmio e agora decidiu ser técnico

Um dos nomes que esteve presente no elenco do Grêmio campeão da Copa Libertadores em 2017, o atacante argentino naturalizado paraguaio Lucas Barrios anunciou nesta segunda-feira (30), que está se aposentando dos gramados. Aos 40 anos, o jogador decidiu colocar um ponto final em sua carreira nos gramados como jogador, mas afirmou que pretende iniciar uma nova fase, agora como técnico.

“Queria comunicar a todos que chegou o momento de dizer adeus ao futebol profissional. Vamos nos cruzar mais nos gramados, mas do outro lado, o lado que vou ocupar como treinador, apoiando os jovens, dando ferramentas para que possam crescer e contar minha experiência que tive todos esses anos”, afirmou o jogador em uma postagem nas suas redes sociais.

O último clube de Barrios foi o Sportivo Luqueño, do Paraguai. Na atual temporada, o jogador esteve presente em 14 partidas, mas não anotou gols. Ao todo, esteve nos gramados durante 22 anos e passou por diversos clubes do mundo. Optou por se naturalizar paraguaio e disputou a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul com a seleção sul-americana.

Além do Grêmio, Barrios teve passagem pelo Palmeiras e brilhou na Alemanha

Revelado pelas categorias de base do Argentinos Juniors, Barrios começou a ter mais notoriedade no futebol quando chegou ao Colo-Colo, do Chile, em 2008. No ano seguinte, foi vendido para o Borussia Dortmund e teve grande destaque na equipe que, na época, era comandada por Jurgen Klopp, conquistando dois títulos do Campeonato Alemão.

Após passar por equipes da China, Rússia e França, o jogador desembarcou no Brasil em 2015 para defender o Palmeiras. Apesar de ter contribuído para as conquistas da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, viveu momentos de altos e baixos no alviverde, até se transferir para o Grêmio em 2017. Ajudou o tricolor gaúcho a se sagrar campeão da Libertadores naquele ano, mas no ano seguinte, voltou para o Argentinos Juniors.

Defendeu outras equipes do futebol argentino e chegou a dar uma pausa na carreira em 2022. Entretanto, foi para o Paraguai onde jogou no Trinidense e, por fim, no Sportivo Luqueño.