Antes do duelo entre Corinthians x Del Valle, pela Copa Libertadores da América, na última terça-feira (2), o time equatoriano entrou com camisas de atletas machucados para foto. A atitude, no entanto, é proibida pela Conmebol. Mas o clube pode ser punido?
De acordo com o regulamento da competição feito pela entidade, não. “É considerada uma infração o ingresso em campo de jogo acompanhado de qualquer pessoa (incluindo crianças ou bebês) para o protocolo inicial de entrada dos jogadores e/ou outras ações que sejam organizadas diretamente pela Conmebol“, diz.
Apesar disso, o Del Valle deve receber uma multa no valor de 15 mil dólares (R$ 75 mil na atual cotação) por quebra de protocolo conforme previsto no regulamento. Um expediente disciplinar foi aberto contra o clube, que agora tem um prazo de cinco dias para manifestar a sua defesa.
Os atletas que tiveram suas camisas levadas a campo foram Junior Sornoza (ex-Corinthians), Anthony Landázuri e Lorenzo Favarelli. No caso dos dois primeiros, eles viajaram ao Brasil, mas ficaram no banco. Já Favarelli não tinha condições de jogo e ficou de fora.
Em campo, com dois gols de Lautaro Díaz, o Del Valle bateu o Timão por 2 a 1 e pulou para a segunda posição no grupo E da Copa Libertadores. Roger Guedes marcou o tento do clube do Parque São Jorge, que fica em terceiro lugar.
Na próxima rodada, o Corinthians vai até a Argentina, onde encara o Argentinos Juniors. Já o Del Valle enfrenta o Liverpool, no Uruguai.