Conmebol fez o comunicado oficial e Flamengo acaba rebaixado

O clube de futebol Palmeiras, bicampeão brasileiro e treinado por Abel Ferreira, conseguiu ultrapassar o gigante argentino River Plate numa posição inédita. Se você já ouviu algumas conversas de boteco sobre o futebol brasileiro e argentino, sabe que se trata de um feito e tanto!

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), divulgou nesta segunda-feira, os clubes que lideram o ranking sul-americano. E adivinha? O nosso Verdão agora é o líder, deixando para trás os dois grandes clubes argentinos, River Plate e Boca Juniors, que seguem na segunda e terceira posições respectivamente. E acerca do Flamengo… bem, ele caiu uma posição, agora, está no quarto lugar.

Por que este ranking é importante?

Muito além de gerar provocações entre torcedores, o ranking da Conmebol tem extrema relevância no futebol sul-americano. Ele leva em conta o desempenho dos clubes nos últimos 10 anos nas competições da Copa Libertadores, Copa Sul-Americana, além dos torneios nacionais. Sua posição é responsável por definir os potes nas competições internacionais.

Ao somar e medianizar os pontos, o ranking trouxe mais boas notícias para alguns clubes brasileiros. Apesar do Athletico-PR estar em sexto lugar, não competirá. O Grêmio, em sétimo lugar, e o São Paulo, em nono, serão cabeça-de-chave na próxima Libertadores, junto com o Palmeiras, Flamengo e o atual campeão Fluminense, que surpreendentemente subiu 20 lugares.

Quais outros clubes brasileiros se destacam no ranking?

Bom, não podemos esquecer de mencionar outros brasileiros que marcarão presença na Libertadores de 2024. Temos o Atlético-MG em 14º, a surpresa do Red Bull Bragantino em 41º lugar, e o Botafogo em 49º.

Eles estarão na competição, junto com o Palmeiras, Grêmio, Flamengo e São Paulo, possuindo vaga direta. Enquanto isso, na edição da Sul-Americana 2023, teremos a presença do Athletico-PR, Internacional, Fortaleza, Cuiabá, Corinthians e Cruzeiro. Por fim, tudo isso serve pra te dizer o seguinte: o futebol sul-americano está em constante movimento, e já provamos que o Brasil tem o seu lugar bem consolidado na liderança!