No próximo sábado (28), às 17h (horário de Brasília), os torcedores do futebol brasileiro, em sua maioria, voltarão suas atenções e suas energias positivas ao Fortaleza, que entra em campo contra a LDU, pela decisão da Copa Sul-Americana. Vale ressaltar que o Leão é o primeiro time nordestino a alcançar uma final do torneio, algo que se torna ainda mais importante.
Além disso, caso fique com a vitória, será também a primeira equipe da região a conquistar um título continental. A ansiedade é evidente entre os torcedores, e alguns detalhes passam a ser definidos durante a semana. Nesta segunda-feira (23), a Conmebol compartilhou que a arbitragem já foi definida e será comanda pelo árbitro venezuelano Jesús Valenzuela.
Ele será auxiliado por Jorge Urrego e Tulio Moreno, também da Venezuela. Enquanto isso, o VAR estará na responsabilidade do argentino Jorge Baliño, da Argentina. A arbitragem de vídeo ainda terá alguns nomes importantes, como Hector Paletta, Ezequiel Brailovsky e Silvio Trucco, também da Argentina. Jesús Valenzuela se mostra experiente no assunto.
Fortaleza se desdobra para ficar com taça da Sul-Americana
Será a segunda final de Sul-Americana do árbitro, sendo que a primeira foi realizada ainda em 2020, quando o Defensa y Justicia levou a melhor sobre o Lanús, vencendo por 3 a 0. Na temporada de 2023, ele ficou responsável pela vitória do Fluminense por 3 a 1 sobre o Olímpia, pelas quartas de final da Libertadores; além do triunfo do Corinthians contra o Estudiantes, nas quartas da Sul-Americana.
O importante avanço para a decisão, é uma nova prova do trabalho eficiente do técnico Juan Pablo Vojvoda, além do comprometimento dos atletas, da diretoria e da torcida. A prioridade da equipe no momento, é ficar com a taça da Sul-Americana, mas também realiza importantes jogos pelo Campeonato Brasileiro. No torneio, ocupa a oitava posição, acumulando 42 pontos.