A partida entre Corinthians e Newell’s Old Boys-ARG pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana na última terça-feira (8) ficou marcada por um clima de tensão nas arquibancadas. As torcidas se provocaram o jogo todo e protagonizaram uma confusão no intervalo.
Diante desse cenário, a Conmebol instalou um inquérito para analisar imagens de torcedores alvinegros queimando dinheiro.
Corinthians e Conmebol
A Unidade Disciplinar da Conmebol está analisando imagens que mostram torcedores do Corinthians colocando fogo em notas de pesos argentinos. A entidade tem 48 horas desde a data do jogo para comunicar a decisão para o Timão.
O alvinegro pode ser enquadrado no artigo 10.2, cláusula D, do Código de Ética da Conmebol. Ele prevê: “o uso de gestos, palavras, objetos ou outros meios para transmitir qualquer mensagem inadequada em um evento esportivo, principalmente se for de natureza política, ofensiva ou provocativa”.
A punição pode variar de advertência à aplicação multa. Na Libertadores do ano passado, o Corinthians teve que pagar 30 mil dólares (R$ 163 mil, na época) após a torcida rasgar pesos argentinos na partida contra o Boca Juniors pela fase de grupos, no estádio La Bombonera.
Além dos atos da torcida do Corinthians, a Conmebol está investigando atos racistas vindo da torcida do Newell’s. Vídeos que circulam nas redes sociais evidenciam alguns torcedores argentinos gritando a palavra “mono” (macaco, em espanhol) e fazendo gestos de macaco em direção à torcida alvinegra.
A punição da entidade para esse tipo de atitude pode variar entre pagamento de multa (mínimo de 100 mil dólares) e jogos com portões fechados. O Corinthians emitiu uma nota em suas redes sociais repudiando as atitudes dos argentinos: