A causa vegana está ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo. Apesar de serem coisas diferentes, o vegetarianismo está implodindo em popularidade e de acordo com uma pesquisa do Ibope em 2018, quase 30 milhões de brasileiros – 14% da população – se declara vegetariana.
Este movimento chegou até o futebol. O Clube Laguna é o primeiro time de futebol vegano do Brasil e das Américas. Ele estreou com empate em 1 a 1 contra o Mossoró na segunda divisão do Campeonato Potiguar. O centroavante Nando, ex-ABC, Botafogo-PB e Guarani marcou o primeiro gol da história do clube.
Sócio do Clube Laguna: “veganismo é um estilo de vida”
O Clube Laguna é uma SAF. Gustavo Nabinger, um dos sócios, falou em entrevista à “Tribuna do Norte” sobre como surgiu a ideia de criar um clube vegano e quais são as implicações disso:
“O veganismo é um estilo de vida que exclui totalmente o consumo e uso de qualquer tipo de produto de origem animal. Isso não vale apenas para alimentação, e sim para não utilização de prática que contenha violência contra o animal, como por exemplo marcas de roupas que usam o couro para a feitura da mercadoria”, disse.
“Para mim não fazia sentido como valor pessoal, de vida, oferecer carne dentro do clube. Se eu não faço isso na minha casa, não quero provocar esse tipo de coisa. Então, não faz sentido fazer isso em larga escala”, afirmou.
“O atleta não mora no clube, ele mora na casa dele e se alimenta por conta própria, ok. Se estiver tudo bem. Não tenho intenção de obrigar ninguém a nada. Acreditamos na liberdade das pessoas”, completou.