Conheça o técnico que virou o favorito para assumir o Tottenham

Tottenham Hotspur se prepara para formalizar uma abordagem ao Feyenoord em busca de Arne Slot como novo treinador permanente. O técnico holandês assumiu a dianteira para o cargo na última semana, deixando para trás outros candidatos como Roberto De Zerbi e Luis Enrique.

O Tottenham ainda não fez uma abordagem formal por Slot, conforme informou o diretor do Feyenoord, Dennis te Kloese, à ESPN no fim de semana. Ele confirmou que não houve contato e também revelou ter recusado uma oferta para trabalhar no Spurs.

O holandês de 44 anos conquistou muitos admiradores por sua passagem em Roterdã, levando o Feyenoord ao seu primeiro título da Eredivisie desde 2016-17 e chegando à final da Europa Conference League no ano passado.

O Tottenham está em busca de um candidato capaz de promover uma mudança cultural no clube, unindo todos os aspectos da equipe e revigorando o estilo de jogo. Isso os levou a afastar-se de alguns candidatos de renome e buscar alguém que represente algo semelhante ao que Mauricio Pochettino fez quando chegou ao Spurs em 2014. Pochettino ele mesmo não foi abordado neste verão e agora está prestes a assumir o comando do Chelsea.

O longo processo teve início no início de março, quando Fabio Paratici elaborou uma lista de candidatos para substituir Antonio Conte, mesmo antes da saída de Conte do clube. Conte saiu em 26 de março e foi substituído primeiro por seu assistente Cristian Stellini e depois por Ryan Mason nos últimos seis jogos da temporada.

O Feyenoord de Slot conquistou o título holandês no último fim de semana com uma vitória por 3 a 0 sobre o Go Ahead Eagles, apenas o segundo título neste século. Ele foi nomeado treinador no início da temporada 2021-22.

O Feyenoord terminou em terceiro lugar em sua primeira temporada com Slot e chegou à final da Europa Conference League. Conte deixou o Tottenham por consentimento mútuo em março, alguns dias após chamar seus jogadores de “egoístas” em um desabafo explosivo após um empate de 3 a 3 contra o Southampton. No entanto, a maior parte da equipe técnica de Conte permaneceu no Tottenham, com seu assistente de longa data, Stellini, sendo nomeado treinador interino e Mason auxiliando-o.

Stellini, no entanto, deixou o Spurs menos de um mês depois, após uma derrota em casa por 3 a 2 para o ameaçado de rebaixamento Bournemouth e uma derrota por 6 a 1 contra o Newcastle United, que também disputava uma vaga no G4.

Mason assumiu então como treinador interino até o final da temporada, garantindo um empate de 2 a 2 contra o Manchester United em seu primeiro jogo. O Tottenham venceu apenas uma das quatro partidas sob o comando de Mason, a vitória por 1 a 0 sobre o Crystal Palace em 6 de maio.

O interino, que já havia comandado interinamente o Spurs nas oito últimas partidas da temporada 2020-21, tem um jogo restante nesta temporada para ajudar a equipe a garantir uma vaga nas competições europeias na próxima temporada. O Tottenham encerra a temporada contra o Leeds United no domingo, 28 de maio.