Gustavo Leal, treinador brasileiro, tem tido grande destaque no futebol mexicano, comandando o Atlético San Luis. O técnico, próximo de alcançar um feito histórico contra o León nesta quinta-feira (23), surgiu no cenário do futebol como auxiliar técnico de André Jardine na Seleção Olímpica.
Em busca de assegurar uma vaga na Liguilla, a fase avançada da Liga MX, o Atlético de San Luis enfrentará o León, representante da Concacaf no próximo Mundial de Clubes. A possível vitória nesta partida garantiria a classificação no Apertura, diferentemente das duas últimas destacadas participações no Clausura.
Assumindo o comando do time mexicano no decorrer deste ano, Gustavo Leal, sucedeu Jardine quando o compatriota se transferiu para o América do México. Contrariando a norma, Gustavo não trilhou uma carreira como atleta profissional e iniciou sua jornada à beira do campo bastante jovem.
Nutrindo sua paixão pelo esporte desde a Copa do Mundo de 1994, Leal deu seus primeiros passos em times cariocas menos expressivos, como Quissamã, Serrano e Mesquita, quando ainda tinha aproximadamente 20 anos.
Seu reconhecimento em âmbito nacional se consolidou em 2014, ao ser contratado pelo Fluminense para trabalhar nas categorias sub-15, sub-17 e sub-20, convivendo com talentos revelados, como João Pedro, atualmente no Brighton e na seleção brasileira, Evanilson, artilheiro do Porto, e André, recentemente campeão da Libertadores.
Durante seu período no Tricolor das Laranjeiras, o treinador também vivenciou sua primeira experiência internacional ao assumir o comando do STK Samorin, na Eslováquia, em uma colaboração do clube estabelecida com o time carioca.