A FIFA anunciou que Estados Unidos, Canadá e México terão vaga garantida na Copa do Mundo de 2026 como países sede. Havia um impasse sobre a definição das vagas no novo formato, mas, seguindo as tradições, os anfitriões estão garantidos no Mundial.
Dessa forma, as eliminatórias da Concacaf ficaram mais acirradas. Das seis vagas disponíveis para a federação, três já estão ocupadas pelos países sede, ou seja, há apenas três vagas em disputa para 30 seleções.
Países sede com vaga garantida para o Mundial
Estados Unidos, México e Canadá são as primeiras seleções a se garantirem na Copa de 2026. “Em concordância com a tradição de ter todas as sedes competindo na Copa do Mundo, assim como por considerações esportivas e operacionais, as sedes da Copa do Mundo de 2026 estarão classificadas automaticamente para a fase de grupos da competição”, comunicou o Conselho da FIFA.
Todas as seleções estiveram no Mundial do Catar. Os Estados Unidos ficaram no grupo B, com Inglaterra, Irã e País de Gales, e foram eliminados nas oitavas de final para a Holanda por três a um.
O México foi eliminado na fase de grupos, ficando em 3º lugar no grupo com Argentina, Polônia e Arábia Saudita. Já o Canadá terminou como lanterna do grupo F, que tinha Bélgica, Croácia e Marrocos.
O novo formato da Copa do Mundo será disputado em três países e contará com 48 seleções. Confira a nova distribuição de vagas para cada federação:
Uefa (Europa) — 16 vagas
Conmebol (América do Sul) — 6 vagas
CAF (África) — 9 vagas
AFC (Ásia) — 8 vagas
Concacaf (América do Norte e Central) — 6 vagas (3 já estão com os países sede)
OFC (Oceania) — 1 vaga
Repescagem — 2 vagas