Um dos maiores times times do futebol nordestino, a história do Bahia conta com a fusão de duas sociedades para evitar que a prática do esporte que tanto amavam deixasse de existir.
O clube de Salvador é considerado um dos principais nomes no nordeste brasileiro, não é atoa que o Bahia é o maior campeão da Copa do Nordeste e do campeonato estadual da baiano.
“Nascido para vencer”, esta é a frase que o torcedor tricolor usa para expressar seu amor pelo clube. A história do Bahia utiliza muito bem este bordão, como já foi destacado a imponência do clube no Nordeste.
Com a venda de 90% do clube para a SAF do Grupo City, a tendência é que essa imponência na região nordeste do Brasil se espalhe por todo o país.
Uma ideia ambiciosa que vai custar muito suor, mas quando se olha para a história do Bahia, nada é impossível para o tricolor de Salvador. Conheça agora o início da trajetória do Esporte Clube Bahia no esporte.
Sumário
O começo da história do Bahia
No dia 8 de dezembro de 1930, no dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, se juntaram no Cabaré do Jockey, em Salvador, quatro ex-jogadores do Clube Bahiano de Tênis e um da Associação Atlética da Bahia, debateram sobre a criação de um novo clube.
Os cinco atletas estavam sem condições de praticar o esporte que amavam, isso por conta de que seus antigos clubes decidiram encerrar suas atividades no esporte.
Quatro dias após a reunião desses cinco atletas, cerca de 70 pessoas, a maioria sendo ex-atletas da AAB e do Bahiano, se reuniram para definir qual seria o futuro desse projeto.
Nessa reunião, foi definido que Otávio Carvalho seria o presidente e que Fernando Tude e Aroldo Maia iriam secretariar o clube.
Além disso, foram definidas também as cores do novo clube. ficou definido que as camisas seriam brancas, os calções azuis com uma faixa vermelha na cintura.
Pouco menos de um mês depois, mais precisamente no dia 1° de janeiro de 1931, nasceu oficialmente o Esporte Clube Bahia. A fundação do clube já contava com até mesmo com a característica frase “nascido para vencer”.
O momento especial aconteceu em uma casa nas ruas de Salvador. A reunião contou com a presença de profissionais liberais, funcionários públicos, jornalistas, microempresários e estudantes.
Neste momento, ficou definido que o médico Waldemar Costa seria o primeiro presidente da história do Bahia. A partir do dia 16 de janeiro, foi oficializado no Estatuto Tricolor no Diário Oficial da Bahia o nascimento do clube.
Os primeiros passos do tricolor
A história do Bahia no futebol brasileiro começou com capítulos vitoriosos, logo em sua primeira temporada como clube oficial, o Bahia se sagrou campeão do Campeonato Baiano de forma invicta.
Apesar da crise que a diretoria do Tricolor viveu durante os anos de 1932 até 1937, o clube não saiu dos trilhos e se manteve firme nas conquistas. Em seus primeiros anos de história, o Bahia conquistou diversos títulos estaduais, totalizando 43 campeonatos baianos até os dias atuais.
Além disso, o Tricolor de Salvador é bicampeão da Copa do Nordeste, torneio que é disputado pelos clubes da região nordestina do Brasil.
Quando o assunto se expande para o território nacional, o Bahia não fica distante dos grandes clubes dos outros estados, o time de Salvador é bicampeão do campeonato brasileiro, sendo a sua última conquista em 1988.
E claro, como em todo grande time, diversos nomes do futebol brasileiro marcaram época vestindo o manto do Bahia. Nomes como Bobô, Carlito, Dadá Maravilha, Douglas, Elizeu, Emerson, Hamílton, Nonato e Uéslei.
Nos dias de hoje, o Bahia está se preparando para mudar o seu nível no futebol brasileiro. Agora que o clube pertence ao Grupo City, as expectativas são de que, em alguns anos, o tricolor de Salvador esteja entre os principais clubes do país.