A cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2023 está marcada para sexta-feira (20), às 20:30h (horário de Brasília). O evento será realizado no Estádio Nacional do Chile.
Com isso, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) definiu nesta quarta-feira (18) quem serão os porta-bandeiras do Brasil na cerimônia.
Porta-bandeiras do Brasil
Os escolhidos para puxar a fila da delegação brasileira foram o nadador Fernando Scheffer e a tenista Luisa Stefani. Ambos foram medalhistas das Olimpíadas de Tóquio, disputadas em 2021.
Luisa Stefani foi a primeira tenista brasileira na história a entrar no top 20 do ranking de duplas da WTA. Nos Jogos de Tóquio, ela foi medalha de bronze nas duplas ao lado de Laura Pigossi. Stefani também foi medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019.
Ela não escondeu a felicidade em ser porta-bandeira do Brasil. “Fiquei muito feliz e emocionada com esse convite para ser porta-bandeira. Sou muito fã de esporte desde pequena e continuo sendo. Fazer parte do Time Brasil e carregar essa bandeira ao lado de tantos atletas, que continuam me inspirando, é uma grande honra. Nada se compara a isso”, declarou.
Já Fernando Scheffer também foi medalhista de bronze em Tóquio, ficando no pódio na prova de 200m livre e, ainda, quebrando o recorde sul-americano. No Pan de Lima, o nadador conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata.
“Fiquei muito feliz de ser o porta-bandeiras. Estive nos Jogos Pan-Americanos em Lima, fui campeão, fui para Tóquio em 2021, conquistei a medalha de bronze, agora vou para meu segundo Jogos Pan-Americanos e recebi essa honra de carregar a bandeira nesse desfile. É muita alegria muito grande”, afirmou.