Para a surpresa do esporte no Brasil, o espanhol Carlos Alcaraz foi o primeiro nome confirmado para a décima edição do Rio Open, que será realiza entre 17 e 25 de fevereiro da temporada seguinte, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. O atleta foi o campeão no ano anterior e é o número 2 do ranking da ATP. Gerando ainda mais ansiedade pela competição, será sua quarta atuação no torneio.
O tenista espanhol comentou sobre a participação na décima edição do Rio Open, e não escondeu a empolgação: “Estou muito feliz de jogar o Rio Open em 2024. O torneio é especial para mim. Foi onde venci o meu primeiro jogo em um ATP e onde ganhei o meu primeiro ATP 500. Tenho uma relação especial com os fãs estou empolgado para estar no Rio novamente”, revelou.
O atleta iniciou sua atuação pelo Rio Open de 2020, quando ainda ocupava a 406ª posição do ranking mundial, sempre visto como uma grande revelação do esporte. No entanto, logo em sua estreia, Carlos Alcaraz conquistou seu primeiro triunfo em um torneio ATP, quando derrotou o adversário Albert Ramos-Vinolas, então 41ª melhor do mundo, ao alcançar 2 sets a 1.
Carlos Alcaraz chama a atenção no Brasil
Na temporada de 2022, quando conseguiu levar a melhor no Rio Open, o atleta conseguiu superar grandes jogadores do tênis mundial, como Matteo Berrettini, Fabio Fognini e Diego Schwartzman. Além disso, garantiu a conquista do US Open, para sair na frente como o 1 do mundo. Luiz Carvalho, Diretor do Rio Open, não poupou elogios ao tenista.
“O Alcaraz faz parte da nossa história assim como vários outros nomes que despontaram no circuito depois de boas campanhas nos Rio Open. Tivemos o privilégio de vê-lo jogar um ATP pela primeira vez e na edição seguinte vencer seu primeiro ATP 500. Estamos acompanhando a ascensão do que pode vir a ser um dos melhores jogadores de todos os tempos e é uma satisfação enorme que o Rio seja mais um capitulo dessa historia de sucesso”, iniciou.