Ao final da temporada de 2022, o Grêmio surpreendeu os torcedores e o futebol brasileiro, ao anunciar Luis Suárez, um dos grandes nomes do esporte mundial. Correspondendo ao que era esperado, o jogador acabou estreando com um hat-trick, a primeira vez em que marcou três gols em uma estreia. Daí em diante, foi conquistando ainda mais o coração da torcida gaúcha.
Ao final da temporada de 2023, Suárez se despediu do Grêmio após fim do vínculo, algo que já era esperado pela torcida. No entanto, quando ainda vestia a camisa da equipe, o próprio atleta confirmou seu carinho pelo time: “Onde eu estiver serei um gremista torcendo pelo Grêmio”. Em entrevista coletiva, o jogador comentou sobre sua experiência no Brasil.
“Eu levo muito carinho. Demasiado para o que eu esperava, porque a gente não me conhecia. Me conhecia pelo que eu fiz na Europa, mas no dia a dia eles não sabiam. Levou o carinho que recebi constantemente de toda a gente de Rio Grande do Sul. Me senti como em casa, eu e a minha família. A gente pensa que é fácil tomar uma decisão assim, mas não é nada fácil”, disse o uruguaio.
Suárez comenta desejo em atuar pela Copa Libertadores
Em um primeiro momento, quando foi anunciado para vestir a camisa do Grêmio, Suárez fechou um acordo que caminhava de maneira válida até dezembro de 2024. Contudo, na metade da temporada, o jogador e a diretoria entraram em um acordo para antecipar o fim do vínculo. A expectativa da torcida era que o atleta mudasse de ideia e permanece, após a classificação para a Libertadores.
“Eu gostaria de jogar (a Libertadores), mas o que fala é meu corpo. A dor que sinto eu no dia a dia é muita. E eu tenho que pensar no Luis Suárez ser humano. Tenho uma carreira muito larga e acho que ganhei o direito de decidir, de dizer que basta, e poder decidir onde jogar, desfrutar dos meus filhos, da minha mulher, depois de um ano muito complicado que tive. Depois eu vou olhar para o Grêmio e lá onde eu estiver, sempre digo, eu serei um gremista a mais”, acrescentou Suárez.