Em semana agitada no esporte nacional, a torcida do Vasco da Gama acabou sendo pega de surpresa, com a suspensão do presidente do patrocinador do basquete adulto do clube e um dos responsáveis pela gestão da equipe, Pedro Ortega. O profissional ficará de fora das atividades por quatro meses, de acordo com a Comissão Disciplinar da Liga Nacional de Basquete (LNB).
A decisão foi tomada com base nas postagens feitas por Ortega em suas redes sociais, após a derrota do Vasco da Gama para o Pinheiros, ainda no início de dezembro, pelo Novo Basquete Brasil (NBB). Naquela oportunidade, o time vascaíno pontuou em diversos momentos possíveis falhas da arbitragem. Em seguida, o profissional direcionou críticas aos árbitros e à organização da competição.
Além do episódio citado, Ortega também passou por um segundo julgamento, no qual acabou recebendo uma multa de R$ 5 mil. Em suas redes sociais, antes do confronto contra o Botafogo, realizado no dia 5 de novembro, o gestor compartilhou uma aposta esportiva sobre o clássico. Vale ressaltar que ele é dono de um site de apostas.
Pedro Ortega será desfalque para os compromissos do Vasco
Ortega colocou uma aposta numa vitória do Vasco, com o clube vencendo por menos de 85,5 pontos. Na ocasião, o clube de São Januário garantiu o triunfo por 79 a 62 no ginásio Oscar Zelaya. A publicação estaria relacionada com o artigo 9º do NBB, que comenta ser proibido atletas, técnicos, membros de comissão técnica, entre outros, de apostarem em jogos do torneio.
De acordo com informações da LNB, Pedro Ortega segue de fora de qualquer tipo de atividade da Liga, e que são relativas à competição do NBB. “Sobre estar no ginásio, o entendimento é de que ele não pode estar presente, sob pena de descumprimento de sentença”, disse a LNB. Atualmente, o Vasco da Gama ocupa a quarta posição no NBB 2023/24.