O tempo passa e é implacável para todo mundo. No futebol e nos esportes em geral não seria diferente. Só que dizem que muitos atletas são como o vinho, melhores com o passar do tempo. Você já parou pra pensar que alguns jogadores que disputaram o Brasileirçao de 2003, o primeiro dos pontos corridos, ainda estão em atividade e irão disputar a edição 2023 do torneio, 20 anos depois?
São os vovôs multicampeões. Após 20 anos da primeira edição do Campeonato Brasileiro dos pontos corridos, cinco jogadores que atuaram naquele torneio seguem em atividade e fazem parte de um elenco da Série A deste ano. São eles: Diego Souza, Fábio, Fábio Santos, Felipe Melo e Filipe Luís.
Os cinco juntos somam 10 títulos do Brasileirão de pontos corridos, muitos jogos, histórias e recordes. Todos eles já foram protagonistas em diversos momentos da competição e suas vivências se misturam com tudo o que já aconteceu nas 8.025 partidas das 20 edições realizadas até aqui.
Todos os veteranos acima sabem muito bem o que é jogar um Campeonato Brasileiro. O mais experiente é quem ostenta o recorde invejável de atleta com mais partidas na história da competição. O goleiro Fábio já entrou em campo 608 vezes. Ele atuou em todas as rodadas do ano passado, repetindo o seu feito de 2008 pelo Cruzeiro.
O jogador tem grandes chances de se aproximar do recorde do meia Zé Roberto, dono da marca de atleta mais velho a entrar em campo nos pontos corridos do Brasileirão. Seu último jogo na competição foi na vitória do Palmeiras por 2 a 0 sobre o Botafogo, em 27 de novembro de 2017, aos 43 anos, quatro meses e 21 dias.
O goleiro do Fluminense, porém, não alcançará o ex-jogador do Palmeiras nesta edição. Só se atuar no Brasileirão de 2024. Ele deve ultrapassar ninguém menos que Rogério Ceni – segundo jogador mais experiente a entrar em campo no Campeonato Brasileiro desde 2003.
Veja quem são os cinco jogadores mais velhos a entrar em campo no Brasileirão nos pontos corridos, além do goleiro Fábio:
Diego Souza
Centroavante com faro de gol hoje, Diego Souza era meio de campo em 2003 pelo Fluminense. Cria de Xerém, ele é o jogador em atividade com mais gols no Campeonato Brasileiro: 130. Diego Souza precisa de mais 28 gols para se igualar ao centroavante Fred, que fechou a carreira com 158 gols desde 2003. Wellington Paulista (108 gols) e Gabigol (105) são quem mais ameaçam o gremista hoje.
Com 18 edições da Série A desde 2003, Diego Souza se destaca por ter atuado por 10 clubes diferentes na competição no período. Com isso, o atacante já soma 457 jogos de Campeonato Brasileiro dos pontos corridos, ao lado do ex-lateral Léo Moura. Caso entre em campo pelo Grêmio na próxima edição, ele se isolará na segunda colocação e ficará atrás apenas do goleiro Fábio, com 608 jogos desde 2003.
Fábio Santos
Fábio Santos é o maior campeão entre os veteranos que seguem em atividade por um clube da Série A em 2023. Tricampeão brasileiro, ele atuou pelo São Paulo antes de ser vendido ao Kashima Antlers em 2006. Os outros dois troféus foram pelo Corinthians, clube que ele mais defendeu na carreira.
Fábio Santos é onipresente no Brasileirão e disputou todas as edições dos pontos corridos. São 418 jogos e 32 gols por seis clubes diferentes. Ele é o lateral com mais gols desde 2003 no Campeonato Brasileiro, ao lado de Léo Moura.
Felipe Melo
Cria da base do Flamengo, o “pitbull” começou o Brasileirão de 2003 pelo time rubro-negro. Porém, ele atuou apenas nas duas primeiras rodadas e foi negociado com o Cruzeiro. Sua estreia na Raposa na competição foi na 8ª rodada, em vitória por 2 a 0 sobre o Santos, na Vila Belmiro. Ele foi peça importante para o título brasileiro do Cruzeiro naquele ano.
O volante tem apenas oito edições disputadas nos pontos corridos porque ficou muito tempo atuando na Europa. Ele teve passagens pelo futebol espanhol, italiano e turco até voltar ao Brasil para jogar pelo Palmeiras. Em 2018, Felipe Melo foi campeão sob o comando de Felipão no Verdão.
Filipe Luís
Com uma carreira internacional de respeito, Filipe Luís foi ainda jovem (19 anos) tentar a sorte no Velho Continente. Por lá, virou ídolo do Atlético de Madrid. O lateral retornou ao Brasil em 2019 para atuar pelo Flamengo e já tem dois títulos do Brasileirão.
Como ficou muito tempo na Europa, Filipe Luís disputou apenas seis edições dos pontos corridos. Foram 14 edições do Campeonato Brasileiro sem a presença do lateral. Ao todo, ele soma três gols em 101 jogos.