Os 16 classificados da Copa Conmebol Libertadores 2023 foram definidos com o fechamento da sexta e última rodada da fase de grupos da competição na última quinta-feira (29). O Brasil conta com seis equipes nas oitavas de final do torneio, e apenas Corinthians foi eliminado na primeira fase.
Internacional, Palmeiras, Fluminense e Athletico-PR se classificaram como líderes de suas respectivas chaves, enquanto Flamengo (atual campeão da Copa Libertadores) e Atlético-MG avançaram como segundos colocados de seus grupos.
Os classificados no Pote 1, passaram como líderes de seus grupos, enquanto as equipes do Pote 2 atingiram a classificação à segunda fase na segunda colocação de suas respectivas chaves.
Classificados à segunda fase da Libertadores
Pote 1
- Racing (Grupo A)
- Inter (Grupo B)
- Palmeiras (Grupo C)
- Fluminense (Grupo D)
- Independiente Del Valle (Grupo E)
- Boca Juniors (Grupo F)
- Athletico-PR (Grupo G)
- Olimpia-PAR (Grupo H).
Pote 2
- Flamengo (Grupo A)
- Nacional-URU (Grupo B)
- Bolívar (Grupo C)
- River Plate (Grupo D)
- Argentinos Juniors (Grupo E)
- Deportivo Pereira (Grupo F)
- Atlético-MG (Grupo G)
- Atlético Nacional (Grupo H.
Os classificados agora esperam a definição dos confrontos, que serão definidos em sorteio a ser realizado na próxima segunda-feira (05), na sede na Conmebol em Luque, no Paraguai.
As equipes do Pote 1 enfrentarão as equipes do Pote 2, e o sorteio definirá os confrontos entre essas equipes. As partidas dos jogos de ida estão previstas para ter início na primeira semana de agosto.
A expectativa é de ter jogos de muita emoção, uma vez que equipes como Flamengo, Galo e River Plate estão no Pote 2, e as chances de cruzarem com equipes como Palmeiras, Inter, Athletico, Fluminense ou Boca são muito grandes.