A história do futebol teve início a muitos e muitos anos atrás, antes mesmo do que acontecimentos históricos, como a Primeira Guerra Mundial. O esporte mais popular do planeta faz parte de nossa sociedade desde o século XIX, com a criação da competição mais antiga de futebol.
Desde então, o esporte se transformou em algo que aqueles que iniciaram tudo jamais imaginaram. Atualmente, o futebol é a modalidade que possui a maior influência nas pessoas, é o esporte pelo o qual quase todos se apaixonam à primeira vista, e mesmo aqueles que não são apaixonados acompanham ou possuem o mínimo conhecimento,
Mas você sabe como a jornada desse esporte maravilhoso começou? Descubra agora qual é a competição mais antiga do futebol mundial e quem são seus maiores campeões.
Sumário
A criação da competição mais antiga do mundo
A história da competição mais antiga do futebol teve como palco a Inglaterra, a primeira edição ocorreu em 1871. Na época, o futebol ainda era um esporte que estava emergindo, sua prática era dominada por membros da elite inglesa que viviam no sul do país, mais precisamente em Londres.
Com sua popularização, os membros da FA (Football Association) tomaram a iniciativa de criar uma competição, no formato de mata-mata, para que os clubes de futebol pudessem competir, e assim surgiu a FA Cup, torneio tradicional que é disputado na Inglaterra até os dias de hoje.
Na época, o futebol ainda era visto de forma amadora, o que teve influência direta nos primeiros campeões e como o futebol se desenvolveu desde então.
A primeira edição da competição mais antiga do futebol teve como campeão o Wanderers Football Club, um dos clubes mais populares do país na época. O clube londrino se sagrou campeão em cinco das primeiras sete temporadas da FA Cup.
Esse domínio absoluto tem ligação direta com o não profissionalismo do futebol. Somente após muitos protestos e ameaças dos clubes nortistas, de grande maioria clubes de operários, que as coisas começaram a mudar, até chegarmos no futebol que conhecemos hoje em dia.
Desde a primeira vitória do Wanderers, a competição mais antiga do mundo ultrapassou a marca de 100 anos de competição, com grandes histórias e rivalidades envolvidas.
Os maiores campeões da FA Cup
Agora que você já entendeu a importância desse torneio, chegou o momento de conhecer os maiores campeões da competição.
Arsenal – 14 títulos
Para a surpresa de muitos que começaram a acompanhar recentemente o futebol inglês, o Arsenal é o maior campeão da história da Copa da Inglaterra, com 14 títulos em sua galeria de troféus. Sua última conquista foi na temporada de 2020, quando o time londrino bateu seu rival, Chelsea, na grande final.
Manchester United – 12 títulos
Logo atrás vem o time do lado vermelho de Manchester. Os Red Devils possuem em sua história 12 títulos da FA Cup, entretanto, o clube não consegue conquistar a taça desde 2016, quando bateu o modesto Crystal Palace em Wembley.
Chelsea – 8 títulos
Com um pouco mais de distância, encontramos com mais um time de Londres. O Chelsea se sagrou campeão da Copa da Inglaterra em oito temporadas, sendo a última em 2018, com a vitória dos Blues em cima do Manchester United pelo placar mínimo.
Desde então, o time londrino não conseguiu mais levantar a tradicional taça, e não foi por falta de tentativa. Após a sua última conquista, o Chelsea chegou a decisão da FA Cup em mais três oportunidades, porém, foi superado em todas.
O atual campeão da Copa da Inglaterra
Na temporada de 2022-23 o futebol inglês contemplou a primeira grande final disputada pelo Derby de Manchester, ou seja, a partida foi protagonizada entre o tradicional Manchester United e o time do momento Manchester City.
Após uma partida disputada, assim como se espera em um clássico, o lado azul de Manchester venceu. Dessa forma, o Manchester City chegou a sua sétima conquista na história, empatando com Aston Villa e aparecendo no retrovisor de Liverpool e Chelsea, com oito.