Na última terça-feira (17), os torcedores do futebol nacional se mostraram decepcionados com a atuação da Seleção Brasileira, comandada por Fernando Diniz. O confronto contra o Uruguai, pelas Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026, terminou em uma derrota em 2 a 0, com gols de Darwin Núñez e Nicolas de La Cruz. O resultado imediatamente gerou comparações.
O início da trajetória do técnico Fernando Diniz na Seleção Brasileira, já representa os piores números entre os treinadores que o antecederam: Tite e Dunga. Além disso, Mano Menezes, responsável por comandar o Brasil entre 2010 e 2012, foi outro treinador do Século que conseguiu completar uma campanha superior, quando esteve vestindo a camisa do Canarinho.
O aproveitamento de Fernando Diniz, também técnico do Fluminense, é de apenas 58,3%, nos quatro confrontos iniciais. Tite atuou ao lado da Seleção entre 2016 e 2022, e demorou nove jogos para perder pela primeira vez, completando apenas vitórias antes disso. No caso de Dunga, quando iniciou o trabalho após a Copa de 2014, venceu os 11 primeiros compromissos.
Fernando Diniz apresente desempenho questionado pela torcida
A primeira derrota de Dunga aconteceu apenas na 12ª oportunidade, gerando um importante aproveitamento para o grupo. No entanto, Mano Menezes também acompanhou a primeira derrota ao comando do elenco, na quarta partida. Ainda assim, conseguiu três vitórias consecutivas antes do resultado negativo, completando um aproveitamento de 75% nas quatro rodadas iniciais.
Assim, além de ser derrotado de maneira surpreendentemente negativa para o Uruguai, empatou com a Venezuela na rodada anterior, por 1 a 1. O único gol foi marcado por Gabriel Magalhães, com passe de Neymar. Já no resultado igual contra a seleção venezuelana, a torcida se mostrava insatisfeita com algumas escolhas da convocação, e com o desempenho geral do elenco.