Rafael Nadal e Roger Federer são uma espécie de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo do tênis. Astros e principais nomes do esporte há cerca de uma década e meia, dominaram o cenário da modalidade com diversos títulos e exibições de gala. No início deste ano, o suíço anunciou sua aposentadoria das quadras, mas o reinado do espanhol continua.
Recentemente, Rafael Nadal deixou o top 10 do ranking mundial do tênis. Algo que não ocorria há muito, muito tempo. Só pra você ter uma ideia de quanto tempo o astro espanhol esteve figurando entre os melhores tenistas do mundo, confira abaixo como era o futebol quando Rafael Nadal ficou de fora do top 10 pela última vez.
Ronaldinho Gaúcho ainda era o jogador mais bem pago do mundo. Aqui no país o Campeonato Brasileiro ainda era disputado em um formato antigo, que contava com 22 clubes. Em abril de 2005, a primeira rodada da competição já havia sido disputada, tendo Santos e Atlético-MG como líderes. Vale ressaltar que o Brasileirão tinha clubes como Brasiliense e Paysandu, hoje em divisões inferiores.
Já no futebol mundial, o cenário era tão diferente quanto. Se hoje em dia as transações são marcadas por altas quantias de dinheiro e os jogadores mais valiosos do mundo caminham ao lado de cifras incontáveis, em 2005 os valores também eram de assustar, mas não chegavam perto ao que encontramos atualmente.
Para se ter noção, os jogadores mais valiosos do mundo, de acordo com o site Transfermarkt, eram o holandês Ruud Van Nisterooy (41,5 milhões de euros), na época no Manchester United, o francês Thierry Henry (45 milhões de euros), do Arsenal, e, em primeiríssimo lugar, Ronaldinho Gaúcho (50 milhões de euros), que atuava no Barcelona e terminaria o ano como melhor jogador do mundo.
Veja outras curiosidades de quando Rafael Nadal ficou pela última vez fora do top 10 do tênis
– Neymar tinha apenas 12 anos;
– Once Caldas (COL) era o atual campeão da Libertadores;
– Porto (POR) era o atual campeão da Champions League;
– Vasco ainda não tinha caído para a Série B e hoje já tem quatro quedas;
– Lionel Messi ainda não tinha estreado de forma oficial pelo Barcelona, só aconteceria em outubro de 2004.