A valorização do futebol brasileiro, em especial do Brasileirão e da Copa do Brasil, está diretamente ligada ao crescimento de qualidade das equipes, que passaram a investir mais em busca de elencos melhores. Mas isso também está diretamente ligado à quantidade e aos valores pagos por patrocinadores aos clubes participantes do Brasileirão.
A competição inicia neste fim de semana com holofotes voltados para o campo e bola, mas também para os uniformes dos clubes. Ao todo, os 20 times da Série A somam 134 patrocinadores espalhados pela camisa, shorts e meião. O líder do ranking é o Santos, que exibe 11 marcas no uniforme nos dias de jogo.
O levantamento da Pluri Consultoria, feito para o Lance!, considera as empresas que pagam para estampar as marcas nos uniformes dos clubes e também os fornecedores de materiais esportivos, mas não leva em conta outros tipos de patrocínios, como exposição em placas de publicidade ou em uniformes de treino, por exemplo.
Enquanto o Santos é o clube com maior número de patrocinadores no uniforme, o Botafogo aparece no outro extremo do ranking, com apenas duas marcas expostas (Champion e Parimatch). A Reebok se juntará ao grupo nas próximas semanas. Vale destacar que este número relativamente baixo é fruto de uma opção de John Textor, sócio majoritário da SAF do Alvinegro, desde o início de 2022.
O Fortaleza é outro clube que merece destaque. Em 2022, o clube era o líder do ranking e chegava a expor 17 marcas no seu uniforme nos dias de jogo. Para o início do Brasileirão 2023, o número de patrocinadores caiu pela metade. O motivo é uma mudança de estratégia do Tricolor do Pici, que agora busca dar mais destaque aos parceiros em troca de acordos mais valiosos individualmente. O clube fechou, inclusive, o maior patrocínio da sua história com o site de apostas Novibet.
“A gente quer a camisa cada vez mais limpa. Somos muito gratos a todos os patrocinadores que tiveram conosco ao longo dos anos. Terminaram alguns contratos, e a gente optou por focar em um patrocinador que viesse com mais força e valores ainda maiores. A ideia é deixar a camisa com menos marcas e com mais destaque a quem faz o patrocínio máster”, disse Marcelo Paz, presidente do Fortaleza.
Domínio do setor de apostas esportivas em patrocínios a clubes do Brasileirão
Não é novidade que o setor de apostas esportivas domina o mercado de patrocínio do futebol brasileiro. E no Brasileirão 2023 não será diferente. Dos 20 clubes, apenas o Cuiabá não tem nenhum acordo comercial com empresas deste segmento. O Palmeiras é um caso específico: o clube tem parceria com a Betfair para o futebol feminino, mas não para o masculino.
A maior parte dos clubes, inclusive, tem casas de apostas como patrocinadores máster. Este é o espaço mais nobre do uniforme e o que rende os maiores valores em termos individuais. Atualmente patrocinado pela Pixbet, o Santos negocia a rescisão do contrato para assinar com outra empresa do setor, a Blaze.
Patrocínios máster de sites de apostas na Série A:
América-MG – Estrela Bet
Athletico-PR – Esportes da Sorte
Atlético-MG – Betano
Bahia – Esportes da Sorte
Botafogo – Parimatch
Cruzeiro – Betfair
Fluminense – Betano
Fortaleza – Novibet
Goiás – Esportes da Sorte
Santos – Pixbet
São Paulo – Sportsbet.io
Vasco – Pixbet
Os oito clubes sem sites de apostas como patrocinadores máster são: Corinthians (NeoQuímica), Coritiba (Neodent), Cuiabá (Drebor), Flamengo (BRB), Grêmio (Banrisul), Inter (Banrisul), Palmeiras (Crefisa) e Red Bull Bragantino (Red Bull).