Os clubes da Premier League chegaram a um acordo nesta quinta-feira (13) para retirar os patrocínios de casas de apostas da frente dos uniformes de todos os participantes da competição.
A mudança vai abranger, de forma direta, oito times: Bournemouth, Brentford, Everton, Fulham, Leeds, Newcastle, Southampton e West Ham, que possuíam nome das casas na parte frontal de suas camisas.
A Liga divulgou um comunicado para explicar a situação e afirmou que as empresas ligadas a jogos de azar ainda vão poder aparecer em outras partes dos uniformes, como as mangas, e também em placas de publicidade. Confira a nota:
“Os clubes da Premier League concordaram coletivamente em retirar o patrocínio de jogos de azar da frente das camisas dos clubes, tornando-se a primeira liga esportiva do Reino Unido a tomar tal medida voluntariamente para reduzir a publicidade de jogos de azar.
O anúncio segue uma ampla consulta envolvendo a Liga, seus clubes e o Departamento de Cultura, Mídia e Esporte como parte da revisão contínua do governo da atual legislação de jogos de azar.
A Premier League também está trabalhando com outros esportes no desenvolvimento de um novo código para patrocínio de jogo responsável.
Para ajudar os clubes na transição do patrocínio de jogos de azar, o acordo coletivo começará no final da temporada 2025/26″
De acordo com informações no canal inglês “Sky Sports”, as casas de apostas repassam aos clubes da Premier League um total de 60 milhões de libras (R$ 370 milhões) por temporada.
Comparado ao futebol brasileiro, a medida é algo inimaginável, uma vez que as casas de apostas vêm se tornando cada vez mais patrocinadoras master dos times do Brasileirão.
Se levarmos em conta não só o patrocínio principal, 19 das 20 equipes participantes da Série A recebem dinheiro proveniente dessas empresas, o que fez o governo criar uma MP (Medida Provisória) para regulamentação da operação dessas marcas em solo brasileiro.