A Fifa fez uma série de mudanças importantes que movimentaram o calendário do futebol mundial nesta terça-feira (14) e, de certa forma, ‘rebaixaram’ clubes brasileiros e sul-americanos a uma “segunda prateleira” do futebol mundial, o que desagradou a muitos torcedores brasileiros.
Em resumo, a entidade máxima do futebol anunciou a criação de dois novos torneios que substituirão o atual Mundial de Clubes e em um deles os sul-americanos estão no mesmo patamar de equipes de outros continentes – todos abaixo dos europeus.
O já conhecido campeonato mundial, no qual sul-americanos e europeus são privilegiados e entram na disputa a partir das semifinais, será descontinuado. A competição passará a ser chamada de Intercontinental e os campeões continentais se enfrentarão em uma fase inicial, com a exceção das agremiações da Europa, que só disputarão a final.
Na prática, a medida é um rebaixamento dos brasileiros e dos países vizinhos. Antes tidos como as “segundas forças” do mundo da bola, os times da América do Sul atualmente estão no mesmo patamar de equipes asiáticas, africanas e das outras américas.
Entenda detalhadamente as mudanças anunciadas pela Fifa
O novo torneio com campões continentais ainda não tem nome definido, mas, a princípio, a estreia está marcada para 2024. O Mundial de Clubes com o atual formato será realizado pela última vez em 2023. Vale lembrar que a FIFA também anunciou a criação do ‘Supermundial de Clubes’, com 32 times, que inicia em 2025 e sendo disputado a cada quatro anos. O comunicado oficial foi feito pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino.
– Mundial de Clubes com formato atual terá última edição no final de 2023;
– Novo torneio anual semelhante ao Mundial de Clubes atual estreia em 2024;
– ‘Supermundial’ de Clubes, com 32 times, começa em 2025 e será disputado a cada quatro anos.
O novo torneio intercontinental vai reunir os vencedores das principais competições de cada continente. Os campeões de América do Sul, América do Norte e Central, Ásia, África e Oceania disputam eliminatória entre si. O melhor se classifica para a final, onde joga contra o europeu que conquistar a UEFA Champions League.
O Flamengo já está garantido no ‘Supermundial’ de 2025, pois venceu a Libertadores em 2022. O Palmeiras, campeão em 2021, é outro garantido. Quem vencer a competição continental em 2023 e 2024 também vai ao torneio. A Conmebol tem mais duas vagas ‘em aberto’, mas ainda não anunciou como serão distribuídas.
Campeões da Libertadores da América
2021: Palmeiras – garantido no ‘Supermundial’ 2025;
2022: Flamengo – garantido no ‘Supermundial’ 2025;
2023: campeão – garantido no Mundial de Clubes 2023 e no ‘Supermundial’ 2025;
2024: campeão – garantido no novo torneio intercontinental 2024 e no ‘Supermundial’ 2025;
2025: campeão – garantido no novo torneio intercontinental 2025 e no ‘Supermundial’ 2025.