O Elche fez uma denúncia contra o Barcelona pela escalação do meio-campista Gavi no confronto entre as equipes na 27ª rodada do campeonato espanhol. De acordo com o Elche, o jogador teria sido escalado de forma irregular.
Segundo o jornal espanhol AS, o Comitê de Competição da Real Federação Espanhola (RFEF) se reunirá nesta terça-feira (4) para discutir a situação. O Comitê aguarda uma resposta do Barcelona até a próxima segunda-feira (10).
Entenda a situação de Gavi
Devido às dificuldades financeiras, o Barça não tinha espaço salarial para inscrever Gavi como jogador do time principal. Para conseguir contar com o jovem, a La Liga aprovou um visto solicitado pelo Barcelona, em agosto de 2022, para que Gavi pudesse atuar na equipe profissional mesmo pertencendo às categorias de base.
O clube catalão renovou o contrato de Gavi em janeiro e queria inscrevê-lo na equipe principal, mas a La Liga impediu. Com isso, o Barcelona conseguiu na Justiça uma medida cautelar para inscrever o atleta, mas a La Liga não gostou da decisão.
Entretanto, a medida foi anulada há algumas semanas e Gavi voltou a ser considerado um jogador das categorias de base do Barcelona. Diante disso, o Elche alega que o clube não pode voltar a escalar o atleta na temporada, uma vez que o jogador teve sua licença cancelada.
A La Liga diz que a situação de Gavi está dentro dos parâmetros da lei, já que a licença voltou a ser como era antes da medida cautelar, ou seja, o status do meio-campista é o mesmo do de agosto de 2022, quando começou a temporada europeia. O caso segue sendo investigado.