A temporada de 2023 segue a todo vapor entre as equipes brasileiras, no entanto, pode ser ainda mais marcante ao Amazonas Futebol Clube, equipe de Manaus que possui apenas quatro anos de fundação. Mesmo com o pouco tempode existência, é destaque e vem atraindo olhares por todo o futebol brasileiro. A equipe conseguiu alcançar o título da Série C do Campeonato Brasileiro.
Com a taça, a equipe crava a sua vaga para a Série B de 2024, se livrando de um tabu de dezessete anos, desde 2007, quando o São Raimundo atuou na Segunda Divisão. Nenhuma equipe local chegou tão longe desde então. O Amazonas Futebol Clube leva o nome do estado, e possui data de fundação em 23 de maio de 2019, criado para alcançar rivalidade com o Manaus.
O adversário foi criado cinco anos antes. A sede do Amazonas fica em Armando Mendes, bairro da periferia da capital amazonense, e de maneira impressionante, o clube foi o primeiro do estado a levantar um troféu nacional. “Eu espero que o futebol continue crescendo por aqui, nosso estado merece mais destaque”, diz Ibson, ex-jogador de Flamengo e Corinthians.
Amazonas proporciona virada de chave no futebol brasileiro
O atleta também vestiu a camisa do Amazonas em 2022. No entanto, após a aposentadoria, segue no clube, como assistente técnico. O grande destaque da equipe iniciou em seu próprio ano de criação, quando alcançou a elite do estadual logo em sua primeira participação, algo que já surpreendeu os adversários. No entanto, em seguida, lidou com a triste morte do técnico Ruy Scarpino.
Na época, o treinador foi vítima de Covid-19. A data mais marcante veio com a classificação da equipe que participaria da Série D do Campeonato Brasileiro. “O clube tinha dinheiro, mas não tinha organização. Tudo mudou em 2022, com a contratação de Ângelo Márcio para ser executivo de futebol. Ele faz toda a diferença”, opina a jornalista Larissa Balieiro, da Agência Esportiva LB.