Na última quarta-feira (10), Milan e Inter de Milão se enfrentaram na partida de ida da semifinal da Liga dos Campeões. Protagonistas de um dos maiores clássicos da história do futebol, as duas equipes italianas se reencontraram no mata-mata da Champions depois de 18 anos. A última vez foi em 2004/2005, nas quartas-de-final da competição.
O confronto polêmico teve os rossoneri eliminando os nerrazzuri, em uma partida que não chegou a terminar. Na ocasião, o Milan havia vencido a ida por 2 a 0 e estava ganhando a volta por 1 a 0, quando a torcida da Inter decidiu atirar sinalizadores no campo do estádio San Siro. Um deles acabou atingindo o goleiro brasileiro Dida, que se feriu.
A partida foi paralisada, com os atletas indo para os vestiários e retornando depois de aproximadamente 20 minutos. No entanto, após a volta dos jogadores, a torcida da Inter jogou ainda mais sinalizadores em campo, impedindo o reinício da partida. Neste momento, uma das fotos mais icônicas da história do futebol foi registrada.
O zagueiro Marco Materazzi, da Inter, e o meia Rui Costa, do Milan, observavam a cena. Até que o defensor se apoiou no ombro do meio-campista por alguns segundos enquanto “admirava” a luz dos sinalizadores, em momento que ficou marcado pela esportividade além da rivalidade das duas equipes.
Confira a foto:
O jogo foi encerrado, com a Uefa considerando os milanistas vencedores por W.O. A fotografia foi realizada pelo italiano Stefano Rellandini, que à época trabalhava para a agência Reuters. A foto ganhou uma fama mundial, percorrendo capas de jornais e portais de notícias em todo o planeta.