Cinco vezes que Ayrton Senna teve ligação com o futebol

Ayrton Senna da Silva, ou Ayrton Senna ‘do Brasil’, considerado por muito como o maior ídolo do esporte brasileiro de todos os tempos, completaria 62 anos de idade nesta terça-feira (21) caso estivesse vivo. O piloto faleceu em 1º de maio de 1994, após grave acidente no GP de Ímola, na Itália.

Apesar de ter sido piloto de Fórmula 1 e um ícone do automobilismo, Ayrton Senna também tinha uma forte ligação com o futebol, esporte mais popular do mundo.

Separamos abaixo cinco momentos em que Ayrton Senna esteve envolvido com o futebol:

5- Entre 1993 e 1994, Ayrton Senna e a seleção brasileira fizeram um pacto para trazer os dois tetras ao Brasil: na Fórmula 1 e no futebol. O título com a bola nos pés veio e a seleção brasileira aproveitou para homenagear o piloto, que morreu meses antes da conquista.

4- Ayrton Senna fez parte da ‘Seleção dos Pilotos’. O brasileiro, inclusive, até marcou um dos gols, no empate em 4×4 contra um time formado por dirigentes e técnicos do futebol local.

3- Após ganhar o seu 1º título da Fórmula 1 no GP do Japão, em 1988, Ayrton Senna decidiu ser jogador de futebol. No caso, Ayrton decidiu ser goleiro em um time da Ilha de Bali, na Indonésia. Entretanto, digamos, não largou tão bem no futebol, já que lesionou a mão e quase ficou de fora de uma corrida por conta do problema.

2- A primeira vez em que Ayrton Senna levantou a bandeira do Brasil, o país havia sido eliminado da Copa do Mundo, nos pênaltis, para a França. O povo estava decepcionado, sem ânimo. Porém, um dia depois, Ayrton Senna venceu o GP de Detroit e ergueu a bandeira do Brasil. O povo foi à loucura e o gesto se tornou marca registrada do piloto.

1- Ayrton Senna e Brasil na Copa do Mundo. Foi um dia perfeito para os amantes de esporte. Nas pistas, os torcedores vibraram com uma dobradinha de Senna e Nelson Piquet, na Fórmula 1. Logo na sequência, vitória do Brasil sobre a Suécia, com dois gols de Careca.