Ainda na temporada de 2022, o Vasco da Gama anunciou a contratação de Alex Teixeira, atleta que chegou sob grandes expectativas e foi peça essencial na titularidade. Já na atual temporada atual, contudo, as expectativas já não são mais as mesmas, e o atleta vem se despedindo do torcedor nos últimos meses de contrato com a equipe carioca. Assim, aparece apenas no banco de reservas.
Ao lado do técnico Ramón Díaz, o jogador não tem recebido grandes oportunidades em campo, e não deve renovar o contrato com o Vasco, que se encerra em dezembro. Considerando as atuações ao lado de Maurício Barbieiri e do interino William Costa, Alex era titular incontestável, atuando como peça de confiança. No entanto, com o atual treinador, acumula cerca de 24 minutos em campo.
O único confronto que Alex Teixeira entrou em campo, foi no revés em 1 a 0 para o Palmeiras, em partida realizada no Allianz Parque. O atleta foi escolhido para entrar na vaga deixada por Gabriel Pec. Recordando seu último momento como titular, o jogador atuou no clássico contra o Botafogo, no dia 2 de julho, quando esteve dentro dos gramados por 70 minutos, e saiu extremamente criticado.
Atleta do Vasco sai como vilão em clássico
Na época, quando o Botafogo conseguia um triunfo por 1 a 0, Teixeira pegou a bola de Adryelson e decepcionou o torcedor, perdendo o gol do empate cara a cara com o goleiro Lucas Perri. Já ao final do confronto, o Fogão ainda balançou as redes mais uma vez, para afirmar o favoritismo no duelo. Na temporada de 2023, Alex Teixeira completou 28 jogos com três gols e seis assistências.
O Vasco da Gama vive temporada agitada em 2023, bem distante das expectativas sobre o ano de retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. No torneio, a equipe ocupa a 18ª posição, acumulando 17 pontos, e enfrentará o Fluminense na próxima rodada, em busca de três pontos para conseguir respirar na zona de rebaixamento.
Teixeira perdeu espaço, principalmente, para Serginho, contratado no meio da temporada. Além dele, Pec é titular ultimamente e Rossi também disputa espaço. Sendo assim, o atacante se tornou a quinta opção para o setor ofensivo de Ramón Díaz.