A Série C do campeonato brasileiro chegou ao fim no último domingo (22). O Amazonas derrotou o Brusque por dois a um no jogo de volta da final e se sagrou campeão da terceirona pela 1ª vez.
Com isso, confira algumas estatística da competição.
Números da Série C do campeonato brasileiro
Após 27 rodadas e 174 dias de competição, Amazona, Brusque, Paysandu e Operário foram as equipes que subiram para a Série B do campeonato brasileiro. Já na outra ponta, América-RN, Altos-PI, Manaus e Pouso Alegre-MG caíram para a Série D.
Por falar em rebaixamento, o Pouso Alegre foi a equipe com mais derrotas na Série C. O time ficou na lanterna da competição e acumulou 13 derrotas, sendo nove seguidas.
Confira outras estatísticas da Série C:
Maior número de vitórias
Até o último jogo do campeonato, Brusque, Amazonas e Volta Redonda eram os clubes com mais vitórias na Série C, com 13 cada. Porém, o triunfo da Onça sobre o Brusque fez com que a equipe amazonense somasse 14 vitórias, assumindo a liderança no quesito.
Melhor ataque
Se o Volta Redonda não conseguiu ser a equipe com maior número de vitórias, pelo menos terminou o campeonato com o melhor ataque. O Voltaço marcou 39 gols em 25 jogos.
Artilheiro
A artilharia ficou por conta do atacante Sassá, do Amazonas. Ele marcou 18 gols durante a Série C e foi decisivo na final contra o Brusque, marcando o gol da virada que deu a vitória para o time amazonense.
Melhor mandante e visitante
O Amazonas também foi o melhor mandante da competição. Ao todo, foram oito vitórias longe de seus domínios, incluindo o duelo de volta contra o Brusque que decretou o título.
Já o melhor mandante ficou por conta de Operário e Volta Redonda. Ambas as equipes acumularam nove vitórias jogando em casa.
Maior média de público
De acordo com ranking da CBF, o Paysandu teve a melhor média de público da Série C com 14.761 torcedores por jogos. Ao todo, pouco mais de 163 mil pessoas pagaram para acompanhar o Papão dentro do estádio durante a competição.