A CBF entrou em rota de colisão com o Ibope Repucom, responsável por medir a exposição de mídia. A empresa cobra uma dívida de pouco mais de R$ 1 milhão da entidade.
O impasse fez com que o Ibope acionasse a Justiça para o recebimento do valor.
CBF x Ibope
A CBF contratou o Ibope para medir o retorno de exposição de mídias dos patrocinadores dos campeonatos brasileiros de 2021, 2022 e 2023. O acordo foi fechado na atual gestão do presidente Ednaldo Rodrigues, embora alguns dados sejam de competições anteriores ao período.
Com isso, o Ibope notificou extrajudicialmente a entidade para receber o valor de três parcelas do contrato. Somando juros e correções, a quantia chega a pouco mais de R$ 1 milhão.
A CBF alega que os pagamentos foram suspensos após identificação de irregularidades e o não cumprimento de algumas cláusulas. Confira o comunicado divulgado pela entidade:
Com relação à notícia divulgada na imprensa a respeito de uma dívida de mais de R$ 1 milhão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com a empresa Ibope Repucom Pesquisas Esportivas, a entidade informa que os pagamentos foram suspensos pela sua diretoria de Governança e Conformidade. Foram identificadas possíveis irregularidades como o não cumprimento de cláusulas contratuais, além de contrapartidas técnicas não entregues. O assunto será tratado pela CBF no fórum adequado, que é a Justiça.
Assim, o Ibope entrou com uma ação no Tribunal de Justiça do Rio. A empresa emitiu uma nota rebatendo o posicionamento da CBF, afirmando que todas as cláusulas do contrato foram cumpridas. Veja:
O IBOPE Repucom refuta veementemente as acusações atribuídas pela CBF. Empresa líder mundial em pesquisas de marketing esportivo e retorno de exposição de marcas em mídia, o IBOPE Repucom tem reputação inquestionável no mercado, com metodologia e qualidade de serviços reconhecidas globalmente. Todas as cláusulas contratuais com a CBF foram cumpridas e todas as contrapartidas técnicas foram entregues. O processo segue na Justiça.