CBF não pensa duas vezes e rebaixa árbitra após polêmica em clássico

A árbitra Edina Alves Batista vai retornar ao apito de uma partida da série B do campeonato brasileiro no próximo sábado (5). Ela foi escalada para apitar Tombense x Avaí.

É a primeira vez em oito meses que Edina volta a apitar um jogo da série B. A última vez tinha sido em setembro de 2022, na vitória do Sport sobre o Bahia por uma a zero.

Punição para Edina

O “rebaixamento” da árbitra se deu após a atuação dela no clássico entre Flamengo e Botafogo. O Glorioso venceu o Rubro-Negro por três a dois em duelo que ficou marcado por pôlemicas de arbitragem.

Após chute de Thiago Maia em Di Plácido, do Botafogo, a árbitra foi recomendada pelo VAR a rever o lance para expulsar o volante flamenguista. No entanto, ela decidiu dar só amarelo para o jogador, o que gerou revolta nos botafoguenses.

Edina também discutiu com o técnico Luís Castro, que estava muito irritado com a arbitragem durante o jogo. O treinador acabou sendo expulso.

Além do lance polêmico com Thiago Maia, a árbitra expulsou o lateral-direito Rafael do Botafogo. Os atletas ficaram confusos com os critérios adotados por Edina para conduzir o jogo.

Diante das reclamações do Botafogo, a entidade máxima do futebol brasileiro decidiu rebaixar Edina para apitar um jogo da série B. Ela terá como assistentes Neuza Inês Back, Leila Naiara Moreira da Cruz e Ronei Candido Alves (4º árbitro). o VAR será Marcio Henrique de Gois.

Tombense e Avaí se enfrentam às 18:15h (horário de Brasília), em Minas Gerais, pela 5ª rodada da série B do campeonato brasileiro.