CBF não aguenta mais e decide tomar atitude pra salvar a arbitragem

A temporada de 2023 segue a todo vapor no futebol brasileiro, e com importantes jogos, chegam os lances polêmicos e as reclamações em relação à arbitragem. Pensando nisso, a CBF iniciou nesta segunda-feira (28), uma espécie de desenvolvimento para árbitros brasileiros. A atividade é realizada no Clube da Aeronáutica e no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira, no Rio de Janeiro.

O evento já é o segundo pensado pela CBF, junto a Comissão de Arbitragem. O primeiro aconteceu ainda na temporada de 2022, temporada que naturalmente também gerou críticas aos profissionais de campo. A intertemporada segue em atividades até sexta-feira (1), recebendo aproximadamente 150 árbitros, assistentes e VARs que atuam nas Séries: A, B, C e D do Campeonato Brasileiro.

Os árbitros da Copa do Brasil também passam pelo evento promovido pela CBF. “O objetivo da preparação é dar continuidade ao desenvolvimento da arbitragem em um momento de definição das competições nacionais, como a reta final das Série C e D do Campeonato Brasileiro, a decisão da Copa do Brasil e o segundo turno da Série B e do Brasileirão”, explicou a entidade.

CBF estuda lances reais com a arbitragem

O objetivo das atividades, tanto no Clube da Aeronáutica, quanto no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira, é simular lances reais dos jogos de futebol, para “aproximar os treinamentos da realidade dos gramados nacionais”. Assim, de acordo com as informações iniciais da intertemporada, cerca de 77 árbitros foram convocados para atuarem no primeiro grupo e 76 para o próximo.

Os 20 responsáveis pelas cabines de VARs, serão responsáveis por atuarem nos dois times de arbitragem. A notícia gera certa expectativa para os torcedores, já que a CBF deseja demonstrar controle sobre os erros que podem ter acontecido durante toda a temporada, além de tentar evitar falhas futuras.