Após ser apresentado como o mais novo reforço do São Paulo, Alexandre Pato teve seu nome constado no Boletim Diário Informativo (BID) da CBF na última terça-feira (6). Desta forma, o atacante fica à disposição do técnico Dorival Jr para realizar sua reestreia no Tricolor do Morumbi, a depender apenas de suas condições físicas.
Mesmo regularizado burocraticamente é já realizando treinos com bola na CT da Barra Funda, ainda não se sabe quando Pato reunirá condições de jogo para fazer sua reestreia com a camisa do São Paulo. O técnico Dorival Jr já admitiu que o jogador levará tempo para ter condições físicas suficientes, pois há oito meses que o atacante não entra em campo por conta de uma lesão no joelho direito.
Em setembro de 2022, atuando pelo Orlando City, do Estados Unidos, Pato rompeu o ligamento cruzado do joelho direito. Com isso, o atleta precisou passar por uma cirurgia no local, e se recuperou do procedimento cirúrgico na estrutura do Centro de Treinamento do São Paulo.
Mais uma passagem de Pato no São Paulo
Pato assinou contrato com o São Paulo somente até o final da atual temporada, e seu vínculo inclui cláusulas de produtividade. O acordo com o Tricolor do Morumbi foi muito comemorado pelo jogador, que nunca escondeu seu desejo de retornar ao clube. E a cúpula são-paulina decidiu por fechar com o atleta mais uma vez, que vem de lesão e quer voltar aos gramados após um longo tempo afastado da cancha.
Pato acertou a sua terceira passagem pelo São Paulo. A primeira foi entre 2014 e 2015, e o atacante teve um bom desempenho e ajudou o Tricolor a ficar com o vice-campeonato brasileiro. Na ocasião, o o time paulista contava em seu elenco com jogadores badalados como Luís Fabiano, Ganso e Kaká.
Enquanto a segunda passagem do jogador pelo Morumbi ocorreu entre 2020 e 2021, mas o atacante não teve o rendimento esperado. Portanto, rescindiu seu contrato com a equipe e abriu mão do que tinha de receber por direito.