A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, na noite da última quarta-feira (8), uma mudança nas regras de seus torneios amadores. A entidade, agora, vai passar a adotar o futebol misto nessas competições. Dessa forma, homens e mulheres poderão atuar juntos.
A mudança ocorre no dia Internacional da Mulher, uma data que simboliza a luta das mulheres pelo respeito. E o motivo dessa alteração é justamente a busca pela igualdade de genero.
“8 de março, Dia Internacional da Mulher, símbolo da luta histórica das mulheres pela equiparação de direitos e de celebração das transformações na sociedade. Neste ano, a data se transforma num marco em prol da inclusão e rumo à igualdade de gênero no futebol brasileiro. A partir de hoje, as competições amadoras podem ser mistas no Brasil”, escreveu a CBF, em nota.
O presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, afirmou que a mudança deve, além de quebrar barreiras no âmbito do futebol, também criar uma base mais consistente para o desenvolvimento de novos talentos.
“Com esta mudança, pretendemos democratizar e massificar a prática do futebol pelas atletas, removendo barreiras para o surgimento e o desenvolvimento de novos talentos. A CBF tem investido muito nas Seleções e nas competições femininas de alto rendimento, que contam hoje com um calendário de competições nacionais a partir da categoria Sub-17. O topo da pirâmide está relativamente bem estruturado, mas assentado sobre uma base frágil“, disse o mandatário após assinar a regulamentação.
Por fim, a CBF também afirmou que o futebol feminino permanecerá restrito apenas a mulheres como uma forma de dar continuidade ao incentivo da prática tanto por parte da entidade nacional, como das Federações estaduais.