CBF dá o aviso e Botafogo fica mais próximo de receber mais de R$ 70 milhões

O Botafogo vive temporada agitada em 2023, e busca todas as forças na reta final do Campeonato Brasileiro, para ficar com a sonhada taça. No entanto, aproveitando a importante campanha do ano, o clube já garantiu matematicamente uma vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil de 2024. A confirmação chegou com a derrota do Fortaleza para o Cruzeiro por 1 a 0, no último sábado (18).

Com o resultado, o Botafogo garantiu, no mínimo, a sétima posição no Campeonato Brasileiro. Como garante o regulamento da CBF, os times classificados para a Copa Libertadores, além do clube com melhor aproveitamento fora do G6, também tem direito a vaga direta à terceira fase da Copa do Brasil. Para o Fogão, representa um importante feito, especialmente pensando na questão financeira.

Levando em consideração o último campeão da Copa do Brasil, o São Paulo embolsou cerca de R$ 70 milhões pelo título. A tendência é que o valor continue para a próxima temporada, algo atrativo aos participantes. O objetivo do Botafogo é conquistar uma campanha superior à última edição, já que iniciou participação ainda na primeira fase, mas acabou eliminado nas oitavas de final.

Botafogo se junto aos classificados para a Copa do Brasil

Na época, superou o Sergipe, Brasiliense, Ypiranga-RS, até ser eliminado pelo Athletico-PR. Pelo Campeonato Brasileiro, o Botafogo é o segundo colocado, acumulando 60 pontos, dois a menos que o Palmeiras, o primeiro colocado. Contudo, vale ressaltar que a equipe carioca ainda possui um jogo atrasado, algo que pode o levar novamente à primeira posição.

Com a vaga na Copa do Brasil garantida, o Botafogo se junta a Palmeiras (Brasileiro), São Paulo (campeão da Copa do Brasil) e Fluminense (campeão da Libertadores). No entanto, não para por aí, considerando os campeões da Série B (Vitória), da Copa do Nordeste (Ceará) e da Copa Verde (Goiás), que também estão classificados para o torneio.