Entre as escolhas da Seleção Brasileira para a disputa do Pan-Americano do Chile, em outubro, o técnico Ramon Menezes apostou na convocação de João Moreira. O lateral que veste a camisa do São Paulo, vem sendo cobiçado por diversos clubes e duas seleções. Com apenas 19 anos, o atleta conta com dupla nacionalidade e já atuou entre a equipe da base do Brasil e de Portugal.
Contudo, o interesse de Portugal é uma preocupação para a CBF, que entende que terá que se desdobrar, para que o garoto coloque o Brasil como prioridade em sua carreira. O objetivo é convencer o garoto sobre o clima da Seleção Brasileira, para que o atleta possa definir seu desejo para o futuro. A entidade ainda aguarda uma decisão sobre o assunto.
O lateral foi liberado pelo São Paulo, já que João Moreira sinalizou de maneira positiva para atuar no Pan-Americano com o Brasil. No entanto, deixou claro que ainda não é uma decisão final sobre o assunto, e que ainda há possibilidades para que Portugal altere a rota para o jogador. Enquanto isso, o atleta ainda pode se desdobrar entre compromissos com as duas seleções.
CBF recorda problema com a Seleção de Portugal
Moreira só terá que definir definitivamente onde deseja seguir, quando avançar para as seleções principais. A CBF entende a importância de garantir o reforço, especialmente por levar em consideração o caso de Matheus Nunes, volante do Manchester City (ING). O jogador nasceu no Rio de Janeiro, garantiu toda a carreira em Portugal, e chegou a recusar uma convocação do Brasil.
Na época, ainda em 2021, o jogador foi convocado por Tite, mas escolheu seguir com a camisa de Portugal, fato que surpreendeu os torcedores brasileiros. Moreira nasceu em São Paulo e tem cidadania desde 2021. Desde então, acumula convocações para a Seleção de Portugal, onde já conquistou dois torneios sub-18 com a equipe.