Nesta quarta-feira (9), a CBF anunciou que a reta final da Série D do Brasileirão contará com o uso de VAR. A federação já comunicou aos times que o VAR será empregado a partir das oitavas de final, programadas para os próximos dois finais de semana. A formalização dessa inovação será ratificada por meio da divulgação da escala de arbitragem, prevista para ocorrer até quinta-feira.
Uma série de verificações está sendo conduzida nos estádios para assegurar que toda a infraestrutura necessária para a operacionalização do VAR esteja disponível. Nas oitavas de final, um total de 15 arenas esportivas serão utilizadas.
O pontapé inicial das oitavas de final está agendado para o próximo sábado, com cinco partidas programadas. No domingo, mais três jogos encerrarão a primeira rodada. A rodada de volta está programada para o fim de semana seguinte, nos dias 19 e 20 de agosto.
É importante recordar que essa é a penúltima etapa de mata-mata antes da definição dos quatro times que ascenderão à Série C. Nas quartas de final, os emparelhamentos das equipes serão determinados pela pontuação acumulada desde o início da Série D: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º.
O Ferroviário, a única equipe invicta na Série D, lidera entre os 16 classificados para as oitavas de final, com 40 pontos – uma vantagem de sete pontos em relação ao segundo colocado, o Nacional-AM, que acumulou 33. Na extremidade oposta da tabela encontra-se a Ferroviária, que alcançou essa fase com 22 pontos.