CBF atua nos bastidores e planeja excluir clube brasileiro da Libertadores
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o novo calendário do futebol brasileiro para 2025. A entidade máxima publicou um documento para detalhar todas as decisões e, nele, continha um ofício que foi enviado à Conmebol em setembro de 2024 com algumas sugestões. Entre as ideias, uma decisão prejudicial entrou em pauta.
Isso porque a CBF sugeriu a extinção dos playoffs da Copa Sul-Americana, a exclusão dos clubes brasileiros na pré-Libertadores e mais uma vaga direta para o Brasil na fase de grupos. Houve conversa com os dirigentes da Conmebol para acatar o pedido visando o ano de 2025. No entanto, a entidade sul-americana não deu o aval positivo.
A confederação não pretende realizar mudança nas duas principais competições de clubes do continente, pelo menos enquanto vigorarem os atuais contratos comerciais (até 2026). A CBF pretende sensibilizar a Conmebol quanto a situação dos clubes brasileiros. Isso porque os calendários do futebol nacional estão sobrecarregados.
Nesta edição, o Brasil teve quatro clubes brasileiros nos playoffs da Sul-Americana (Inter, Cuiabá, Bragantino e Athletico). No mata-mata da Libertadores, o Botafogo e o Bragantino precisaram fazer quatro jogos para apenas um deles avançar, já que acabaram se enfrentando. Diante disso, a entidade pretende garantir uma vaga direta na fase de grupos.
Libertadores? CBF promove alterações no calendário
Veja os ajustes que foram realizados no calendário brasileiro para 2025:
• Manutenção de todos os formatos de competições de 2024;
• Preservação das datas FIFA destinadas a competições de seleções;
• Preservação das datas do Mundial de Clubes de 2025;
• Manutenção do período de recesso de 30 dias após a temporada de 2024;
• Manutenção do período de pré-temporada de 14 dias antes da temporada de 2025;
• Criação de recesso de 15 dias no meio da temporada de 2025 para equipes da Série A – Considerando o Mundial de Clubes da FIFA;
• Criação de intertemporada de 14 dias no meio da temporada de 2025 para equipes da Série A – Considerando o Mundial de Clubes e possibilitando equipes brasileiras a realizar treinamentos e amistosos no exterior.