A CazéTV precisou tomar uma medida drástica durante a partida entre Nova Zelândia e Noruega, pela abertura da Copa do Mundo Feminina. O canal desativou o chat após vários comentários preconceituosos por parte dos internautas que acompanhavam a partida.
A emissora publicou uma nota para falar do ocorrido e afirmou que havia muitas pessoas aproveitando a grande visibilidade que o canal possuí para disparar comentários sexistas e preconceituosos. Além disso, a CazéTV prometeu uma linha mais dura para coibir esse tipo de situação nos demais jogos.
“Percebemos que algumas pessoas estavam aproveitando a oportunidade de visibilidade para destilar preconceitos inaceitáveis dentro dos valores da CazéTV e de qualquer sociedade. Nos próximos jogos teremos ainda mais moderadores preparados para permitirem que as pessoas que curtem o canal se manifestem livremente e que discursos discriminatórios sejam banidos, como deve acontecer com qualquer espécie de preconceito“, comunicou o canal.
A decisão aconteceu quando a partida estava no segundo tempo. No chat ao vivo havia comentários do tipo “vai lavar a louça”, entre outros termos vulgares sobre as jogadoras e também muitas falas preconceituosas acerca do futebol feminino.
Apesar disso, desativar o chat resolveu apenas para aquela partida, já que na sequência os internautas preconceituosos foram para outras lives do canal – de jogos que ainda não tinham começado – e dispararam mais comentários ofensivos.
A Nove Zelândia bateu a Noruega por 1 a 0 na abertura da Copa do Mundo. Um pouco mais tarde a Austrália venceu a Irlanda também por 1 a 0. Nesta quinta-feira (20), às 23h30 (de Brasília) a Nigéria enfrenta o Canadá.