Catar cede e enfim admite respeitar direitos de minoria na Copa

O Catar, sede da Copa do Mundo de 2022, assegurou que homossexuais terão respeito durante as partidas da competição; relações entre pessoas do mesmo sexo são proíbidas no pais.

De acordo com o ‘ge’, o secretário-geral do Comitê da Copa, Hassan Al Thawadi, também garantiu que os estádios terão bebidas alcoólicas e que todos serão bem-vindos.

“Assim como as edições anteriores do torneio, a Copa do Mundo do Qatar será um torneio para todos. Todos serão bem-vindos ao Qatar, independentemente de sua raça, origem, religião, gênero, orientação ou nacionalidade (…) Repito: todos os fãs são bem-vindos para reservar acomodações e ficarem juntos – a vida privada das pessoas não é nossa preocupação”, disseo secretário.

Al Thawadi também falou a respeito das bebidas alcoólicas. O consumo de álcool no país também consiste em diversas restrições.

“Estamos no processo de finalizar nossa estratégia de álcool, que inclui estádios e festivais de entretenimento. Iremos comunicá-lo uma vez finalizado. Já foi confirmado que o álcool será servido em áreas específicas dentro dos estádios (…) Haverá álcool disponível para quem quiser, mas não haverá álcool disponível abertamente nas ruas, por exemplo. O que pedimos é que as pessoas, quando visitarem o Qatar, respeitem a cultura e as tradições locais”, afirmou.

Copa do Mundo do Catar começa em novembro

A competição mais esperada do ano tem início no dia 20 de novembro, às 13h (horário de Brasília), com o duelo entre a seleção do Catar e o Equador, válido pelo grupo A. Quatro dias depois, o Brasil, que está no grupo G, começa sua caminhada em busca do hexa, contra a Sérvia. Suíça e Camarões são os outros integrantes da chave do escrete canarinho.

Por fim, a final do Mundial de 2022 acontece no dia 18 de dezembro, no Lusail Stadium.