Uma breve caminhada pelas ruas de Barcelona é o suficiente para se impressionar com a beleza arquitetônica da cidade. No entanto, talvez mais do que arquitetura, outra coisa que esse município espanhol respira é o futebol. E para unir todas essas belezas, em um momento definitivo da história da principal equipe catalã, foi construído o Camp Nou.
Inaugurado em 24 de setembro de 1957, o Camp Nou foi o terceiro estádio da história do Barcelona. A equipe Catalã já havia hospedado suas partidas como mandante em outras duas “arenas”, as quais se chamavam Camp del Carrer Indústria e Camp de les Corts, respectivamente.
No entanto, a partir da década de 1930, a popularidade do Barcelona começou a ficar grande demais para o seu estádio. Nesse período, o clube acabou conquistando alguns de seus primeiros grandes títulos como, por exemplo, a própria Copa da Espanha e a Liga Espanhola – as duas principais competições nacionais.
Foi então que o arquiteto Francesc Mitjans começou a projetar um novo estádio para o clube da Catalunha. O profissional, nascido e criado em Barcelona e figura importantíssima para a renovação da cidade a partir da década de 1950, projetou a arena que, durante décadas, ficou conhecida como Estadi del Fútbol Club Barcelona.
As primeiras reformas do Camp Nou
Na década de 1970, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) decidiu que a Espanha seria a escolhida para sediar a Copa do Mundo de 1982. Sabendo disso, o governo espanhol começou a investir pesado em obras que melhorem a estrutura do país para o evento. E isso envolveu, também, reformas no próprio Camp Nou.
O na época ainda chamado de Estadi del Fútbol Club Barcelona passou por reformas em 1981, quando sua capacidade foi ampliada para 150 mil torcedores. No entanto, anos mais tarde, em 1998, o estádio voltou a ter a sua capacidade reduzida, para atender às normas da União das Federações Europeias de Futebol, a qual não permitia lugares em que as pessoas somente pudessem ficar em pé.
De Estadi del Fútbol Club Barcelona no Camp Nou
Como já citado anteriormente, demorou algumas décadas até que o Estadi del Fútbol Club Barcelona se tornasse Camp Nou. Essa mudança só ocorreu na temporada 2000/2001, quando o clube teve a brilhante ideia de realizar uma votação entre os torcedores para a escolha do novo nome de seu estádio.
Foi então que, popularmente, os torcedores decidiram que o estádio do Barcelona iria se chamar Camp Nou, o que significa “Campo Novo”. A escolha se deve justamente por ser a terceira arena da história do clube catalão. Desde então, o estádio é chamado dessa forma – conhecido e reconhecido internacionalmente.
Partidas históricas disputadas em pleno Camp Nou
Não é segredo para ninguém que o Camp Nou foi palco de centenas de partidas memoráveis. Afinal de contas, é a casa de um dos maiores clubes de todos os tempos o qual, inclusive, desde a década de 2000, vem encantando o futebol como poucos fizeram em toda a história.
No entanto, algumas partidas históricas disputadas no Camp Nou não necessariamente envolvem o Barcelona. O primeiro jogo realizado no estádio foi um amistoso entre a equipe Catalã e a seleção da Varsóvia, no qual os Culés terminaram com a vitória pelo placar de 4 a 2.
Na Eurocopa de 1964, o estádio também sediou duas partidas bastante importantes: a semifinal do campeonato, entre Dinamarca e União Soviética, e o terceiro lugar, entre Hungria e Dinamarca. Como já citado anteriormente, o estádio também foi repaginado para a Copa do Mundo de 1982 – e lá também houveram outros jogos.
Na Copa de 82, o Camp Nou foi palco de algumas partidas da primeira fase: Argentina x Bélgica, Polônia x Bélgica e Polônia x União Soviética. Por fim, também acabou sendo escolhida para ser o local da semifinal do Mundial de seleções, na disputa entre Polônia e Itália.
Por duas vezes, o Camp Nou também foi escolhido como o estádio da final da Liga dos Campeões da Europa. A primeira ocorreu em 1989, na partida entre Milan e Bucareste, em que os italianos levaram a melhor. A segunda foi em 1999, no jogo entre Manchester United e Bayern de Munique, quando os ingleses foram campeões.
Nova mudança de nome
Recentemente, o Camp Nou passou por uma nova mudança em seu nome. Isso porque o Barcelona fechou um patrocínio master com o Spotify, plataforma de streaming de músicas. Com isso, o estádio dos Culés passou a se chamar, oficialmente, de Spotify Camp Nou.
Detalhes e curiosidades do Camp Nou
O Camp Nou possui, atualmente, capacidade para 99.789 pessoas. No entanto, bateu o seu recorde de público antes das obras que reduziram o número de arquibancadas. Em 5 de março de 1986, na partida entre Barcelona e Juventus, 120 mil pessoas compareceram ao estádio que, hoje, é o quinto maior do mundo e o maior do continente europeu.