O Botafogo finalizou um acordo com o Betis, da Espanha, para aquisição do atacante Luiz Henrique, de 23 anos, por um montante de 20 milhões de euros (equivalente a R$ 106,6 milhões). Esta transação, que anteriormente era objeto de interesse por parte do Flamengo, foi concluída após uma reunião na noite de quinta-feira (25).
Conforme informações divulgadas pelo jornalista Fabrizio Romano, ficou estabelecido nas negociações que, em um prazo ainda não determinado, Luiz Henrique será aproveitado pelo Glorioso e posteriormente transferido para o Lyon, da França. Importante destacar que o Lyon é também gerido pelo empresário norte-americano John Textor, acionista majoritário da SAF do Botafogo.
Textor esteve na Espanha recentemente, conduzindo diretamente as negociações com o clube espanhol e o jogador. Essa abordagem aconteceu após as visitas de Marcos Braz e Bruno Spindel, representando o Flamengo na busca pelo atacante. O empresário apresentou um projeto, discutiu o cenário do Alvinegro para o ano de 2024 e assegurou o retorno de Luiz Henrique à Europa.
O Fluminense, clube onde Luiz Henrique foi formado, terá uma participação financeira na negociação. Isso ocorrerá por meio do mecanismo de solidariedade, como clube formador, e direitos econômicos, totalizando aproximadamente R$ 18 milhões, correspondendo a 15% do valor da transferência.
Com a chegada de Luiz, o setor ofensivo do Botafogo fica sobrecarregado. Dependendo da formação tática utilizada por Tiago Nunes, pode ser que o novo reforço do Fogão tire a vaga de um jogador mais centralizado no ataque, como Tiquinho Soares. Além de Tiquinho e Luiz Henrique, o Glorioso também conta com Victor Sá, Júnior Santos, Janderson, Matheus Nascimento, Savarino e Segovia para o setor ofensivo.