Quem nunca sonhou em ser jogador de futebol? As vezes o sonho pode custar caro, como aconteceu com os brasileiros que buscavam ser jogadores na Espanha e que acabaram vítimas de um golpe.
De acordo com o “UOL Esporte”, 11 pessoas foram presas nesta terça-feira (11) após uma operação da polícia. Os integrantes trabalhavam para manipular famílias estrangeiras e ofereciam a seus filhos a oportunidade de torná-los jogadores de futebol em troca de euros.
Os grupos, que não tinham relações um com o outro, operavam escolinhas de futebol e tinham como alvo jovens de classe alta. Eles prometiam moradia e também cuidar da documentação para morar na Espanha.
Só que isso não saía de graça. Em troca, os criminosos exigiam um pagamento de 5 mil euros (R$ 27,5 mil reais) como entrada e depois mensalidades entre 1500 e 1700 euros (R$ 8,2 mil e 9,3 mil).
“As duas organizações deixavam os jovens em condições deploráveis durante os 90 dias de permanência no país como turistas, já que os procedimentos de imigração não eram admitidos ou eram negados, o que obrigava os jovens enganados a retornar a seus países“, detalhou as autoridades, em comunicado.
As investigações começaram após uma denúncia de um jogador que foi vítima do grupo em uma escolinha na cidade de Granada.
Ao total, 30 jovens, de idade entre 16 e 23 anos, todos estrangeiros, foram encontrados em alojamentos supostamente alugados pela escolinha.
Já em outra escolinha, também em Granada, a polícia localizou mais 40 jogadores alojados, sendo a maioria brasileiros.
Em ambos os casos, os atletas estavam em condições precárias e vivam com falta de alimentos e em superlotação.
Por fim, a polícia não divulgou a pena para o grupo que aplicava os golpes e nem a quantia adquirida por eles.