Um balde de água fria em quem considera o Campeonato Brasileiro enfraquecido diante de outras ligas mundo afora. Isso porque, o Brasileirão superou a Premier League mais uma vez e apareceu pelo segundo ano consecutivo como o mais forte do mundo, num levantamento da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).
O critério para a eleição parte do desempenho dos times de cada liga em torneios internacionais. As ligas de Espanha, Alemanha e Itália completam o top 5. O Campeonato Francês, jogado por Mbappé, Messi e Neymar, aparece apenas na sexta colocação do ranking, uma abaixo em relação ao ano anterior.
A pontuação parte das campanhas dos times brasileiros em competições continentais. Em 2022, foram dois brasileiros na final da Libertadores (Flamengo x Atlhletico-PR) e um na final da Sul-Americana (São Paulo), o que explica o topo do ranking.
O Brasileirão já tinha sido eleito o melhor campeonato do mundo em 2021 e com pontuação maior do que a atual. Naquele ano, times brasileiros fizeram tanto a final da Libertadores (Palmeiras x Flamengo) quanto a da Sul-Americana (Athletico-PR x Red Bull Bragantino).
O Campeonato Equatoriano subiu oito posições no ranking e virou o 11º colocado, principalmente pelo título do Independiente Del Valle na Sul-Americana de 2022. Já o Campeonato Uruguaio subiu dez lugares de 2021 para 2022, em parte porque o Nacional chegou às quartas do mesmo torneio.
Veja abaixo o top 10 das ligas nacionais mais fortes do mundo, segundo a IFFHS:
1º – Brasileirão (1.181 pontos)
2º – Campeonato Inglês (1.086)
3º – Espanhol (967,5)
4º – Alemão (921,5)
5º – Italiano (866)
6º – Francês (855)
7º – Português (853,25)
8º – Holandês (808,75)
9º – Argentino (798,5)
10º – Paraguaio (701)
Contagem regressiva para o Brasileirão 2023
O Brasileirão 2023 vai começar em 15 de abril. A última rodada está marcada para 3 de dezembro, mas o calendário pode sofrer alterações pela CBF. Assim que os Campeonatos Estaduais terminam, a primeira divisão do Brasileirão tem início com as vinte equipes classificadas.
A competição é disputada por 38 rodadas em pontos corridos. Isso significa que cada vitória garante ao time três pontos, enquanto o empate dá apenas um para ambos os lados. Ao fim da temporada, o primeiro colocado na tabela de classificação com mais pontos conquistados será o campeão.
Na parte de baixo da tabela, os quatro últimos serão rebaixados para a Série B do Brasileirão, a segunda divisão do futebol brasileiro. Enquanto isso, os quatro primeiros da Série B sobem para a primeira divisão.