A CBF pretende fazer modificações no Brasileirão para a próxima temporada. Uma delas está relacionada ao jogo de abertura do campeonato.
Inspirada nas ligas dos Estados Unidos, a entidade quer instituir o jogo de abertura envolvendo o atual campeão da competição.
CBF e o Brasileirão 2024
A ideia da CBF é que o jogo de abertura seja o único do dia. A intenção é colocar a partida para ser disputada em um domingo, sem outros jogos na data, e fazer do duelo uma espécie de “evento”.
Para isso, o atual campeão do torneio enfrentaria um clube com grande apelo popular ou que está “mais em alta” no futebol brasileiro no momento. Assim, a entidade planeja fazer uma grande festa, com apresentações e mosaico, para decretar o início do Brasileirão.
Nesse formato, os outros nove jogos da 1ª rodada seriam disputados após a realização da partida de abertura. Isso é diferente do que aconteceu atualmente, em que as dez partidas são divididas entre sábado e domingo.
Além disso, o Brasileirão não tem um critério para definir o jogo de abertura e nenhum evento para isso. Por exemplo, o atual campeão Palmeiras enfrentou o Cuiabá na 1ª rodada deste ano enquanto, simultaneamente, acontecia outro jogo da rodada.
Outra ideia que pode ser considerada pela entidade é o confronto entre o atual campeão da Série A contra o campeão da Série B. Esse modelo já foi utilizado pela Federação Paulista de Futebol para o Paulistão e pode ser uma alternativa para a CBF.