O Red Bull Bragantino encerrou a temporada de 2023 com grandes atuações, ocupando a sexta posição da tabela do Campeonato Brasileiro, acumulando 62 pontos e garantido para a pré-Libertadores. Para a importante atuação no ano, o clube contou com importantes nomes, como o goleiro Cleiton, que chegou ao time ainda em 2020 e segue em evolução.
Na rede social X, antigo Twitter, o perfil ‘Sofascore’ confirmou que Cleiton foi o goleiro que menos sofreu gols por jogo, liderando com uma média de 0,82, atuando em 33 jogos. No ranking, outros nomes ainda são colocados em evidência, como: Rafael Cabral, do Cruzeiro, com média de 0,86 em 37 jogos, além de Éverson, do Atlético-MG (0,86 em 38 jogos).
Em sequida, vem Weverton, do Palmeiras, com a mesma média de Rafael Cabral e Éverson, no entanto, com 35 jogos, além de Lucas Perri, do Botafogo, com média de 0,96 em 38 jogos. Ainda sobre Cleiton, o goleiro chegou ao Red Bull Bragantino após deixar o Atlético-MG. Para isso, o Massa Bruta precisou desembolsar cerca de cinco milhões de euros (R$ 23 milhões) por 70% do direitos econômicos.
Bragantino realiza importante negociação por Cleiton
Na época, com apenas 22 anos, Cleiton assinou um contrato válido por cinco anos, e não tem decepcionado a torcida. Dos 30% restantes sobre os direitos econômicos do jogador, 10% pertenceriam ao Atlético-MG, 10% aos empresários e 10% a Marcílio Dias. Na época, o Galo ainda buscava a compra dos 10% que pertencaim ao clube catarinense.
Cleiton é uma das crias da base do Atlético-MG, chegando como uma importante joia do time. O contrato do goleiro com o Galo caminharia até 2022, quando o clube aceitou realizar a negociação. Naquele momento, o interesse do Bragantino era evidente, mas a diretoria do Atlético decidiu fazer jogo duro, garantindo que só o liberaria 20 milhões de euros (mais de R$ 90 milhões).