A derrota do Botafogo para o Grêmio na última quinta-feira (9) gerou revolta na torcida que acompanhou a partida em São Januário. Alguns torcedores tentaram invadir o gramado e houve confronto com a Polícia Militar e seguranças do local.
Diante desses acontecimentos, o incidente será analisado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e o Glorioso pode ser punido com perda de mando de campo.
STJD e Botafogo
Na súmula do jogo, o árbitro Ramon Abatti Abel relatou apenas o arremesso de copos no gramado. Ele não incluiu a confusão entre torcedores do Botafogo e as forças de segurança após o apito final.
Entretanto, o STJD pode utilizar os vídeos feitos do incidente para denunciar o Glorioso. O procurador geral do STJD, Ronaldo Piacente, detalhou a situação.
“Estou ciente. Vamos aguardar a súmula. Certamente haverá denúncia. Podemos sim pedir para jogar sem público, poderá haver perda de mando ou apenas multa. Se foi a torcida organizada, podemos afastar somente a torcida organizada”, declarou.
Nestes casos, a punição pode variar entre perda de mando de campo e/ou pagamento de multa. Não há perda de pontos no Brasileirão para episódios como esse.
Com o resultado diante do Grêmio, o Botafogo permanece líder do Brasileirão com 59 pontos, mas viu adversários encostarem na tabela. Palmeiras e Grêmio estão empatados com 59 pontos, mas ficam atrás do Glorioso nos critérios de desempate, enquanto Red Bull Bragantino e Flamengo vêm na sequência com 56 (ambos ainda se enfrentam na competição).
Vale lembrar que o Botafogo possui um jogo a menos, devido ao adiamento da partida contra o Fortaleza. O Glorioso volta a campo no próximo domingo (12) para um confronto direto contra o Red Bull Bragantino pela 34ª rodada. A partida será realizada em Bragança Paulista, às 16h (horário de Brasília).