Botafogo mira feito inédito no Brasileirão deste ano para manter o sonho da Libertadores

O Botafogo tenta um feito inédito na reta final do brasileirão para alcançar a clasificação à Copa Libertadores de 2023. Caso ganhe do Cuiabá nesta terça-feira (2), o Glorioso conquistará pela primeira vez no campeonato duas vitórias seguidas em casa. Na atual temporada, a campanha como mandante tem sido um problema para o clube carioca ao longo de todo ano, já que de forma surpreendente os números fora de casa são bem mais expressivos.

O Botafogo disputou 17 jogos como mandante nesta competição e ganhou apenas cinco vezes, empatou quatro empates e perdeu oito. No entanto, o time tem que deixar de lado o mal retrospecto jogando no Rio de Janeiro para se manter vivo na briga, pois um resultado ruim hoje seria um baque muito forte ao ânimo de muitos torcedores.

Com 47 pontos, o alvinegro carioca está ainda tem quatro partidas a disputar por uma vaga nos torneios continetais e vem confiante depois de derrotar o RB Bragantino na última quinta-feira por 2 a 1. Para dar esperança aos torcederes, após o Cuiabá, o Botafogo enfrenta o Atlético Mineiro em Belo Horizonte em um confronto direto pela Libertadores, já que o galo é o primeiro na zona de classificação.

Reta final

Depois de ir até Minas Gerais, o clube carioca volta ao Nilton Santos para jogar contra o Santos, que deve não brigar por mais nada daqui a duas rodadas, já que a luta para não cair pode não existir devido à boa pontuação do gigante paulista nas últimas rodadas.

Por fim, o Botafogo encerra a participação no ano contra o vice-campeão da Libertadores, Athlético Paranaense, em Curitiba. Por um lado, a última partida da esperança aos botafoguenses, porque é uma oportunidade de tirar pontos de outro concorrente direto ao G7 da tabela.