A saída de Luís Castro para o Al-Nassr, onde trabalhará com Cristiano Ronaldo, não precisa ser motivo de desânimo para o torcedor do Botafogo. Isso porque o Instituto de Matemática da UFMG (UFMG), reconhecido por suas previsões sobre o Campeonato Brasileiro, atualizou os seus cálculos após a 12ª rodada e ampliou a probabilidade de título para a equipe carioca.
De acordo com os estudiosos, agora a possibilidade de o Botafogo ser campeão da Série A 2023 é de 53,6%, muito acima dos seus concorrentes. O percentual representa um salto em comparação com a rodada passada, quando as chances de título eram de 40,1%. A vitória sobre um rival direto, o Palmeiras, justifica o aumento. Agora, o segundo time com mais chances é o Grêmio, que aparece na lista com apenas 9,7%, seguido pelo Flamengo, com 7,3%.
Até aqui, o grande trunfo do Alvinegro Carioca é a sua solidez defensiva. O time tem a melhor defesa da competição, com apenas sete gols sofridos, o que também tem lhe garantido o melhor saldo de gols, dado importante por ser o segundo critério de desempate na tabela de classificação.
Vantagem do Botafogo após 12 jogos é mais confortável que a do Palmeiras em 2022
Após 12 rodadas do Brasileirão, o Fogão soma 30 pontos e ostenta uma vantagem de sete para o segundo colocado, o Grêmio. No ano passado, depois de 12 rodadas, a vantagem do líder Palmeiras era de apenas três pontos para o vice-líder, que àquela altura era o Corinthians. O Verdão havia conquistado 25 pontos, enquanto o seu rival aparecia com 22. Ou seja, mesmo sem Castro, o torcedor do Botafogo ainda tem muitos motivos para seguir sonhando com o título nacional.