O Botafogo depende apenas de suas forças para chegar ao título do Campeonato Brasileiro de 2023. Além do futebol, a equipe também concentra suas forças no basquete, onde pode ganhar duas competições nacionais nesta temporada.
O time de General Severiano está inscrito no Novo Basquete Brasil (NBB), que começa na sexta-feira que vem (13), a sua temporada 2023/24. A competição, que é organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) terá o maior número de participantes desde a sua primeira edição. Serão 19 equipes brigando pelo título.
O Fogão estreia no NBB dia 21 de outubro, um sábado, às 16h (de Brasília) diante do Minas, no Ginásio Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro.
Além do Novo Basquete do Brasil, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) também propôs um novo Campeonato Brasileiro. A entidade está em atrito com a LNB e por isso o NBB deixou de ser considerado uma competição na pirâmide nacional.
Apesar disso, após um mês de reuniões, as conversas não avançaram e, com isso, esse torneio da CBB pode virar uma Copa. Um dos grandes motivos para isso foi a grande adesão das equipes ao Novo Basquete Brasil. O modelo de copa evitaria uma concorrência com a franquia.
O Botafogo esteve presente através de um representante nas reuniões, mas a falta de interessados fez com que o negócio tomasse outro rumo. Neste momento, a criação da Copa está estagnada e há muitas incertezas acerca de seu futuro.
Por fim, a Copa englobaria times além da elite (NBB) e seria um caminho mais curto para competições internacionais.