Com a chegada da SAF comandada pelo empresário americano John Textor, o Botafogo teve uma temporada de investimentos e se reforçou para disputar a Série a do Campeonato Brasileiro. Alguns jogadores vieram por empréstimo com opção de compra.
Um desses casos é do meio campista Lucas Fernandes, de 25 anos, que estava no Portimorense, de Portugal, e foi um dos destaques do Glorioso durante a disputa do Brasileirão. O empréstimo do jogador vai até o fim de 2023. No entanto, segundo o jornal português “A Bola”, o time da Estrela Solitária deve exercer a opção de compra já neste fim de temporada.
Para isso, os alvinegros terão que desembolsar 4 milhões de euros (cerca de R$ 22 milhões na cotação atual) para ficar com os direitos econômicos de Lucas Fernandes. Pelo Alvinegro Carioca, o jogador disputou 25 jogos, com dois gols marcados e três assistências, sendo titular absoluto do técnico Luís Castro durante a temporada.
Já pelo Portimorense, clube que defendeu antes do Botafogo, Lucas Fernandes disputou 25 partidas, 17 delas como titular. Marcou um gol e deu quatro assistências. Incluindo as duas copas nacionais, o meio campista entrou em campo pelo Portimonense 30 vezes nesta temporada.
A diretoria botafoguense também tenta um acordo para adquirir de forma definitiva o atacante Junior Urso, do Orlando City, dos Estados Unidos, que também é especulado no Vasco, até então apontado como seu destino certo.
Quem é Lucas Fernandes, meio campista do Botafogo
Revelado pelo São Paulo, o jogador era tratado como uma joia no Morumbi, mas acabou não tendo sequência no Tricolor Paulista por uma série de razões, frustrando a expectativa inicial em cima do futebol do atleta.
Lucas Fernandes sempre foi acompanhado de qualidade técnica destacável e vestiu a camisa 10 em todos os times de base do São Paulo, do sub-13 ao sub-20. Foi campeão da Taça Libertadores Juvenil de 2016 marcando gol contra o Liverpool-URU. Logo foi promovido aos profissionais, período no qual também acumulou convocações para seleções brasileiras de base.